Escova de dente elétrica: como funciona e benefícios para a saúde bucal

Saúde
28 de Novembro, 2023
Escova de dente elétrica: como funciona e benefícios para a saúde bucal

A escova de dentes desempenha um papel fundamental na saúde bucal e, por extensão, na saúde geral do corpo. Mas, na hora de comprar, além da opção de escova tradicional, existe ainda a escova de dente elétrica. Afinal, quais são as vantagens? Veja!

Clique aqui para conferir dicas e informações confiáveis sobre saúde e bem-estar, para viver cada passo da jornada com mais plenitude!

O que é uma escova de dente elétrica?

Como o próprio nome diz, as escovas de dente elétricas são dispositivos a bateria com cerdas que, de acordo com as tecnologias mais difundidas, vibram ou giram.

Atualmente, existem escovas elétricas a pilha e recarregáveis. As recarregáveis são mais cômodas, afinal, você não precisa se preocupar em ter pilhas sempre à disposição. Além disso, aparelhos de bateria recarregável ajudam na sustentabilidade. 

Vantagens da escova de dente elétrica

De acordo com o Dr. Rogério Penna, dentista, uma das principais vantagens da escova elétrica em relação à escova tradicional refere-se ao tempo de uso. “Para fazer a higienização, a escova elétrica permite fazer a escovação com um timer, por meio um temporizador”, explica.

Desse modo, por meio das vibrações da cabeça da escova, é possível ter uma escovação rápida, eficiente e em menos tempo. Antigamente era indicado apenas para pacientes idosos ou com deficiência motora, porém hoje é uma tecnologia avançada para todas as idades e perfis. “Para o dia a dia comum de adultos saudáveis e jovens, a grande vantagem seria otimização de tempo. Então, em dois minutos é possível fazer a higienização completa da cavidade oral”, completa.

Além disso, de acordo com pesquisas feitas por especialistas, as escovas de dente elétricas ajudam, ainda mais, a manter a gengiva saudável e a reduzir as chances da cárie.  Uma pesquisa feita ao longo de 11 anos, por exemplo, publicada no Journal of Clinical Periodontology, revelou que quem usa escovas elétricas têm 18% menos avanço da cárie dentária e preserva 19,5% mais dentes na boca do que as pessoas que só usam escovas manuais.

Outra pesquisa sobre as vantagens das escovas elétricas demonstrou que os modelos com tecnologia sônica reduziram a placa bacteriana e a gengivite mais eficazmente em três meses de uso do que as escovas manuais.

Leia mais: Qual é a frequência ideal para escovar os dentes?

Escova tradicional

Embora a escova tradicional seja mais acessível, já que tem um baixo custo, uma das grandes desvantagens é o tempo de durabilidade: cerca de três meses, o que provoca a necessidade de troca. Outra desvantagem, aponta o Dr. Rodrigo, é o tempo de escovação. “Com a escova convencional, o paciente dificilmente atinge o tempo médio de escovação ideal”.

Outro ponto de atenção é a força utilizada na escovação. “Quando escovamos com muita força, é possível que aconteça a retração da gengiva ou outros problemas relacionados naquela região”, alerta o dentista.

A importância da escovação

Seja com a escova tradicional ou elétrica, manter a higiene bucal é fundamental para a saúde como um todo. Por isso, a limpeza da boca eficiente proporcionada pelas escovas elétricas não significa abandonar as visitas regulares ao dentista.

Além disso, a recomendação é escovar os dentes três vezes por dia, evitar o consumo de lanches e bebidas açucaradas e utilizar o fio dental diariamente.

Dicas para escolher o seu melhor modelo

  1. Use marca de qualidade: não arrisque e busque sempre marca de qualidade e reconhecida pelos dentistas.
  2. Preço não é o único fator: é certo que o valor das escovas elétricas é maior na primeira compra, mas não se esqueça do cuidado maior que elas oferecem. E isso não tem preço. Além do mais, depois de comprar você só precisa trocar refil.
  3. Avalie a tecnologia: a tecnologia sônica presente em alguns modelos, por exemplo,  têm cabeças vibratórias que movimentam as cerdas de um lado para outro em alta velocidade. Por isso, é muito importante pensar na tecnologia que você vai levar para casa.
  4. Comodidade e conforto: cada escova tem a sua característica principal. E isso também é verdade nos modelos elétricos: elas ajudam no controle da pressão, proporcionam diferentes modos, ajudam a entender como escovar melhor etc. Ou seja, pense nisso também na hora de escolher.

Escova de dente Colgate

Uma opção para quem quer deixar os dentes limpos e mais brancos é a escova de dente elétrica Philips Colgate. Ela conta com um sensor de pressão que irá alertá-lo quando você estiver escovando com muita força, protegendo sua gengiva. Além disso, possui um lembrete de troca da cabeça da escova.

Veja os benefícios:

  • Remove 600% mais placa* e clareia os dentes em 1 semana**;
  • Produz 62,000 movimentos por minuto;
  • Possibilita a customização da escovação a partir de 3 modos: limpeza, branqueamento e cuidado com gengiva;
  • Possui um sensor de pressão que protege dentes e gengiva de uma escovação com força excessiva
  • Conta com um temporizador inteligente de 2 minutos e vibrações de 4 tempos, que incentivam uma limpeza completa e pelo tempo recomendado por dentistas.
  • Bateria com autonomia de até 14 dias.

Clique aqui para conferir dicas e informações confiáveis sobre saúde e bem-estar, para viver cada passo da jornada com mais plenitude!

Fonte: Dr. Rogério Penna Costa, dentista especialista em implante, prótese e periodontia. CRO: 9844.

Referência: Colgate.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!