Erros na corrida: confira o que pode estar atrapalhando sua evolução

Bem-estar Movimento
02 de Junho, 2023
Erros na corrida: confira o que pode estar atrapalhando sua evolução

Correr é uma atividade democrática e que só cresce no Brasil. Embora não existam dados oficiais recentes, estima-se que 5 milhões de brasileiros pratiquem corrida. De fato, a modalidade traz muitos benefícios e pode ser feita em qualquer lugar. No entanto, sem acompanhamento profissional, alguns erros na corrida podem prejudicar não só o progresso na atividade, mas causar lesões.

Veja também: Afinal, correr causa artrite? O que a ciência diz a respeito

Quais são os erros mais comuns na corrida?

Dentre os principais, o primeiro é ignorar a importância do período regenerativo. Esse ciclo tem a finalidade de proporcionar a recuperação da musculatura e, assim, evitar danos musculares ou microlesões. Ao contrário do que muitos corredores pensam, reduzir a carga de treino é essencial para manter o equilíbrio do corpo e da mente.

“Um ponto no planejamento de quem corre provas de qualquer distância é a importância desse período de recuperação. Muitas vezes, as pessoas confundem treino regenerativo com semana regenerativa. O que realmente interessa é ter uma semana ou microciclo de recuperação para reduzir a carga de estresse físico”, orienta Charles Lopes, Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela Unicamp e professor na pós-graduação da Faculdade UNIGUAÇU.

Dica do especialista: uma semana de redução de volume já é suficiente dependendo do estado do atleta. Existem casos que é necessário reduzir o volume de treino ou a intensidade também. “A semana recuperativa deve acontecer a cada duas ou quatro semanas pesadas de treino”, pontua Lopes.

Treinar somente o que gosta e evitar a musculação

É comum começar a correr e se empolgar exclusivamente com esse tipo de treino. No entanto, o fortalecimento muscular é essencial para reforçar os músculos e proteger o corpo de lesões.

Além disso, existem outras capacidades que devem ser treinadas para melhorar a performance na corrida. Por exemplo: flexibilidade, coordenação motora, força máxima e potência. Tudo isso faz parte de uma boa periodização, não pode simplesmente sair correndo e falar que é atleta.

Focar apenas no volume de treinamento (rodagem)

Muita gente crê que para melhorar o desempenho, basta aumentar a quilometragem. “Definitivamente essa tática é um dos grandes erros na corrida. Cada fase de um bom planejamento tem a hora certa de aumentar, manter e (ou) reduzir o volume, o que pode até dar resultados mais rápidos e com eficiência”, esclarece Lopes.

Não realizar testes de controle de carga

Cada pessoa tem uma intensidade de trabalho e frequência cardíaca para treinos aeróbios e anaeróbios. O volume e intensidade de carga devem sempre estar em constante evolução. Assim é possível fazer ajustes de carga de treinamento com segurança para evitar lesões e ser eficiente.

Exagerar na participação em provas, um dos principais erros na corrida

Marcar presença em corridas de rua é uma experiência emocionante e ajuda a traçar objetivos na modalidade. Contudo, é preciso ter noção que o período de regeneração é importante. Caso contrário, a probabilidade de lesão aumenta e existe o risco de perder todo o progresso.

Participar de competições sem planejamento e em curtos espaços de tempo pode acabar mal. As provas devem ser bem planejadas e avaliadas de acordo com a periodização de corredores.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!