Envelhecimento emocional: O que é e como lidar

Bem-estar Equilíbrio
28 de Setembro, 2021
Envelhecimento emocional: O que é e como lidar

Você já parou para pensar em quantas sensações e sentimentos tem durante o dia? Raiva, alegria, tristeza e medo são as emoções básicas do ser humano. Portanto, provavelmente elas estão presentes na sua rotina. Mas caso você não tenha um controle de suas emoções, ocorre um desgaste, levando ao envelhecimento emocional.

Quando falamos em envelhecer, é comum as pessoas pensarem primeiro em doenças, pele enrugada, falha na memória, perda de mobilidade física, entre outros. Contudo, as emoções também acabam sendo afetadas ao longo da vida se você não souber como lidar com elas corretamente.

Durante a terceira idade, surgem sentimentos de solidão, tristeza e preocupações com a saúde física, por exemplo. Assim, quando essas questões não são tratadas, os idosos podem desenvolver transtornos mentais, como a depressão. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão — doença que atinge 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros — é um dos sinais de enfraquecimento emocional.

Dessa maneira, cuidar da saúde mental e ter emoções positivas ajuda não só a melhorar a qualidade de vida, como também contribui para a longevidade.

Leia também: Etarismo: Como o preconceito afeta a saúde dos idosos

Como lidar com o envelhecimento emocional?

Cuidar da saúde emocional na terceira idade não é uma tarefa fácil. Sendo assim, o ideal é ter constância e procurar ajuda especializada.

Ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas é fundamental para manter a saúde física e mental. Isso porque ao adquirir esses hábitos, a autoestima e a autoconfiança aumentam (em qualquer faixa etária). Além disso, fazer exercícios libera dopamina, um neurotransmissor responsável por sensações de bem-estar.

Quando a dopamina está em baixas concentrações no organismo, pode causar a falta de concentração e de memória, irritabilidade, desmotivação e baixa libido. 

Leia também: Como cuidar da saúde mental dos idosos durante o coronavírus

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!