Como cuidar da saúde mental dos idosos durante o coronavírus

Bem-estar Equilíbrio
29 de Abril, 2020
Como cuidar da saúde mental dos idosos durante o coronavírus

A crise do coronavírus vem afetando toda a população. Estar em quarentena por mais de um mês não é nada fácil, pois o estresse aumenta e o convívio com a família por 24 horas também pode ser complicado. No entanto, para os idosos isso pode ser ainda mais complexo.

Os idosos fazem parte do grupo de risco. Contudo, além do cuidado com a prevenção da doença, também é importante cuidar da saúde mental das pessoas mais velhas. Isso porque durante o isolamento social, eles podem se sentir solitários e com ansiedade.

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Portanto, se você está cuidando de um ente querido que seja mais velho e está preocupado, saiba como mantê-lo protegido e calmo para lidar com a quarentena.

Manter-se conectado

Os idosos sentem muita falta de conversar. Por isso, é interessante ensiná-los a utilizar aplicativos e redes sociais que irão facilitar o contato com amigos e familiares. Opte por aplicativos de chamada de vídeo para a interação ser mais “real”.

Mantenha os idosos envolvidos

Dar uma distração aos mais velhos também é uma ótima maneira de ajudar na saúde mental. Pense em analisar e organizar fotos antigas e recordações juntos ou até mesmo cozinhar aquela receita favorita da família. 

Consumo de notícias

Quanto mais as pessoas vêem as notícias sobre o coronavírus, mais a preocupação aumenta e pode sobrecarregar a saúde mental dos idosos. Limitar o consumo das informações nesse período é muito importante. O recomendado é que eles pratiquem outras atividades durante a quarentena. 

Grupos nas redes sociais

Nas redes sociais existem diversos grupos com temas que possam interessar pessoas da terceira idade. Busque um grupo que aborde um tema da preferência do idoso. Assim, haverá maior interação social e distração.

Dançar

Dançar pode ser uma ótima distração para a saúde mental. Além disso, os movimentos utilizados numa dança podem contribuir para melhora na força muscular e funcionamento circulatório.

Leia também: A importância de manter uma rotina durante a quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia