Entamoeba histolytica: o que é, quais os sintomas e como evitar

Saúde
20 de Setembro, 2022
Entamoeba histolytica: o que é, quais os sintomas e como evitar

Existem muitas causas de diarreia humana no mundo, porém, uma bastante comum é a infecção por Entamoeba histolytica, o que gera a chamada “disenteria amebiana”. 

“A Entamoeba histolytica é um tipo de protozoário, e nós nos contaminamos através da ingestão de água e/ou alimentos contaminados com ela”, explica Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo.

Essa é uma condição mais comum em crianças e bebês, que têm o costume de levar as mãos à boca com mais frequência, assim como objetos encontrados no chão, alimentos desconhecidos e outros itens nas fases iniciais da vida. Tais ações são naturais no seu desenvolvimento, mas podem gerar algumas complicações de saúde.

Nos adultos, é mais comum essa doença gastrointestinal surgir devido à ingestão de alimentos contaminados. Entretanto, também é comum a infecção por conta da falta de higienização das mãos. 

Leia também: Doenças que podem ser transmitidas por água de enchentes e como preveni-las

Sintomas da Entamoeba histolytica

Apesar dessa infecção acontecer por um protozoário bem específico, os seus sintomas são bastante comuns: 

  • Diarreia (que pode ou não conter sangue e/ou muco);
  • Febre;
  • Tremores e calafrios;
  • Dor abdominal;
  • Vômitos;
  • Desidratação.

“O diagnóstico é feito através de um teste de fezes, chamado teste parasitológico de fezes, com três amostras, em que os protozoários são vistos dentro das fezes”, continua a médica. 

Tratamento e prevenção

O tratamento para Entamoeba histolytica é bastante simples. Geralmente, indica-se o uso de antibiótico associado a um sintomático (para tratar da febre, por exemplo), além de um vermífugo. 

Apesar de comum e simples de tratar, é importante diagnosticar a doença rapidamente. Afinal, uma das suas principais complicações é a desidratação por conta do aumento no número de evacuações e pela presença de vômitos. Em casos mais sérios, também é possível que haja prostração (ou seja, cansaço extremo) e, nos casos muito graves, abcesso no fígado. 

Dessa forma, a melhor forma de prevenção dessa condição é garantindo a correta higienização dos alimentos e das mãos, e a filtração da água. Evitar contato com o esgoto, fontes de água que não têm tratamento e águas de enchente também.

Fonte: Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show