Enjoos e sonolência na gravidez: Jessie J desabafa sobre sintomas
Grávida do primeiro filho, a cantora Jessie J, de 34 anos, usou as redes sociais para compartilhar os desafios que está enfrentando ao longo da gestação. No Instagram, a dona do hit “Price Tag” publicou um vídeo mostrando alguns dos sintomas típicos do primeiro trimestre, como enjoos e sonolência na gravidez. Além disso, Jessie tem tido crises de choro e vômitos.
“Fui avisada sobre o primeiro trimestre e foi WOOFY WOOF”, disse ela na legenda do vídeo. Nas imagens, é possível vê-la mostrando a barriga de gestante. Ela vomita em um saco de papel e depois em uma lixeira.
Leia mais: Primeiro trimestre de gravidez: sintomas, exames e cuidados
Enjoos e sonolência são sintomas comuns na gravidez?
Assim que a gestante entra no primeiro trimestre de gravidez, como Jessie J, o corpo começa a mudar. Apesar das mudanças físicas – e a tão sonhada barriguinha – não serem aparentes, a gestante começa a sentir os primeiros sintomas que indicam essa nova fase. De fato, os sintomas que a cantora relata estar enfrentando, como enjoos e sonolência, são comuns nesse período.
Os clássicos enjoos são, inclusive, a principal forma de se descobrir uma gravidez. A incidência aumenta devido ao hormônio BHCG, que é produzido em grande quantidade no início do desenvolvimento do bebê. Além disso, os episódios de enjoo são ainda mais comuns durante a parte da manhã.
O cansaço e sono excessivos, por sua vez, acontecem devido às alterações hormonais e fisiológicas necessárias para comportar o bebê. Inclusive, a progesterona, que é uma das principais responsáveis pelo sono e cansaço, está ligada a manutenção da gravidez e contribui diretamente com o desenvolvimento do feto. Veja outros sintomas que podem surgir:
- Atraso na menstruação;
- Vômitos;
- Seios sensíveis e doloridos;
- Cólicas devido ao crescimento uterino;
- Aumento da vontade de fazer xixi;
- Constipação intestinal.
Dicas para evitar os enjoos e sonolência na gravidez
Enjoos
Primeiramente, não fique de estômago vazio por muito tempo. Procure fazer pequenas refeições a cada duas ou três horas. Uma boa dica é deixar bolachas de água e sal na mesinha de cabeceira e comer antes mesmo de se levantar. Além disso, fique atenta também a temperos fortes, frituras e doces, que agravam o desconforto.
Tomar água é fundamental na gestação, mas não vá com muita sede ao pote: ingerir muito líquido de uma vez só pode piorar a digestão e agravar a sensação de mal-estar. Por isso, beba água, sucos naturais e água de coco, mas sempre aos poucos, e em pequenas quantidades. Por fim, como os enjoos costumam ser mais frequentes pela manhã, logo após acordar, espere uns 15 minutos antes de escovar os dentes. Enquanto isso, faça o desjejum com alimentos mais “secos”, como torradas, maçã ou bolachas.
Sonolência
De acordo com o Instituto do Sono, algumas dicas podem ajudar a enfrentar o sono durante a gravidez:
- Beba bastante líquido durante o dia, mas evite ingerir em demasia após as 17h para diminuir a frequência de idas ao banheiro para urinar à noite;
- Evite consumir cafeína e chocolate, principalmente no final da tarde ou à noite;
- Não exagere em alimentos apimentados, refeições pesadas e frituras;
- Tire cochilos diurnos;
- Faça atividades físicas por pelo menos 30 minutos diariamente;
- Não abuse do uso do celular;
- Tente dormir e acordar no mesmo horário todos os dias para criar uma rotina;
- Procure ter pensamentos relaxantes antes de dormir.
Por fim, em casos em que o problema é persistente, deve-se buscar um especialista, a fim de que não ocorram prejuízos à saúde da mãe e ao desenvolvimento do bebê.