Emagrecer com treinos curtos é possível?
Quando falamos em emagrecimento, muitas pessoas pensam em treinos intensos todos os dias e em uma dieta totalmente restrita. No entanto, será que é possível emagrecer com treinos curtos?
Principalmente se você tem uma rotina agitada, pode ser difícil praticar os exercícios físicos com frequência. Seja por ter diversas tarefas no trabalho e em casa, ou apenas por não gostar.
Existem diversos estudos que comprovam como você pode sim emagrecer com treinos curtos. Além disso, é possível obter os mesmos benefícios que com os exercícios contínuos.
Uma das pesquisas foi publicada na revista PLOS ONE e feita pela Universidade McMaster. Os pesquisadores descobriram que um minuto de exercício de alta intensidade – dividido em três séries de 20 segundos como parte de uma rotina de ciclismo de 10 minutos – traz benefícios aeróbicos significativos.
Entretanto, perder as calorias com um treino curto não é tão fácil quanto parece. Isso porque os exercícios devem ser de alta intensidade, para você atingir a sua capacidade cardiorrespiratória máxima. Os treinos curtos e intensos ajudam a emagrecer pois também aumentam o metabolismo.
Entretanto, nem todos podem realizar exercícios de alta intensidade. Por isso, é fundamental consultar um médico antes. Ademais, esteja sempre com um educador físico para auxiliar nos treinos.
Exemplos de exercícios para emagrecer com treinos curtos
Você pode optar por realizar treinos como o método tabata. Este tipo de exercício pode ser feito na esteira, com os agachamentos, flexões de braços, uma corda, abdominais, entre outros.
O ideal é realizá-lo com o máximo de repetições que você conseguir em 8 séries de 20 segundos, com 10 segundos de intervalo entre as séries.
Ainda, existe também o treino HIIT (High Intensity Interval Training). Uma combinação de exercícios de alta intensidade que tem o objetivo de queimar as calorias. A boa notícia nos tempos de coronavírus é que essa atividade também pode ser feita sem sair de casa.
Combinar movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso é uma estratégia valiosa para secar as gordurinhas. Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso.
Devido à alta intensidade, os treinos HIIT têm a característica de não durarem muito, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo. Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão.
Aqueça 5 minutos pulando corda ou fazendo alongamento dinâmico. Em seguida, execute cada exercício por 30 segundos sem parar. Repita a rodada até completar os 20 minutos da aula. No final, volte à calma com um relaxamento de 5 minutos.
Leia mais em: HIIT: Como fazer o exercício sem sair de casa