Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Alimentação Bem-estar
02 de Janeiro, 2020
Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Soa chocante, mas o excesso de peso pode estar relacionado à incidência de doenças como o câncer de mama, por isso muitas mulheres tentam emagrecer.

Não é novidade que a obesidade é uma doença complexa. Ela que faz parte das doenças crônicas não pelo índice de massa corporal (calculado dividindo duas vezes o peso pela altura) maior que 30 kg/m².

As suas consequências valem ser ressaltadas. Incluem, por exemplo, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, varizes, artrose, doenças renais, dificuldade respiratória e cansaço. Além disso, maior incidência de câncer, redução da expectativa de vida e baixa autoestima.

Agora, um recente estudo apontou que a perda de peso em mulheres com mais de 50 anos pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. De acordo com a pesquisa, publicada no Journal of National Cancer Institute, direcionou-se a diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças.

O que diz a análise sobre emagrecer com câncer de mama

Em conjunto com a American Cancer Society, o projeto consistiu na investigação dos hábitos e da saúde de mais de 180 mil mulheres estadunidenses ao longo de 10 anos. 

Como resultado, as mulheres com obesidade e sobrepeso que mantiveram uma perda de peso de mais de 2kg, tiveram menor risco de câncer de mama do que as que mantiveram o peso estável. O menor risco, 32% mais baixo, foi descrito para as mulheres que mantiveram perda de peso de 9kg e não utilizaram reposição hormonal.

Esse é um incentivo para quem busca mudanças de estilo de vida. Reforça, então, que a saúde física está direta e inegavelmente conectada com hábitos saudáveis.

Portanto, o estudo reafirma que nunca é tarde demais para iniciar a jornada de emagrecimento. Mais do que isso, de plena saúde e longevidade. Além da estética, muitas vezes, o emagrecimento pode estar ligado a diversas questões de saúde.

Leia mais: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios

Referência: Teras LR et cols.Sustained Weight Loss and Risk of Breast Cancer in Women 50 Years and Older: A Pooled Analysis of Prospective Data, JNCI: Journal of the National Cancer Institute, Volume 112, Issue 9, September 2020, Pages 929–937, https://doi.org/10.1093/jnci/djz226

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva