Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Alimentação Bem-estar
02 de Janeiro, 2020
Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Soa chocante, mas o excesso de peso pode estar relacionado à incidência de doenças como o câncer de mama, por isso muitas mulheres tentam emagrecer.

Não é novidade que a obesidade é uma doença complexa. Ela que faz parte das doenças crônicas não pelo índice de massa corporal (calculado dividindo duas vezes o peso pela altura) maior que 30 kg/m².

As suas consequências valem ser ressaltadas. Incluem, por exemplo, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, varizes, artrose, doenças renais, dificuldade respiratória e cansaço. Além disso, maior incidência de câncer, redução da expectativa de vida e baixa autoestima.

Agora, um recente estudo apontou que a perda de peso em mulheres com mais de 50 anos pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. De acordo com a pesquisa, publicada no Journal of National Cancer Institute, direcionou-se a diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças.

O que diz a análise sobre emagrecer com câncer de mama

Em conjunto com a American Cancer Society, o projeto consistiu na investigação dos hábitos e da saúde de mais de 180 mil mulheres estadunidenses ao longo de 10 anos. 

Como resultado, as mulheres com obesidade e sobrepeso que mantiveram uma perda de peso de mais de 2kg, tiveram menor risco de câncer de mama do que as que mantiveram o peso estável. O menor risco, 32% mais baixo, foi descrito para as mulheres que mantiveram perda de peso de 9kg e não utilizaram reposição hormonal.

Esse é um incentivo para quem busca mudanças de estilo de vida. Reforça, então, que a saúde física está direta e inegavelmente conectada com hábitos saudáveis.

Portanto, o estudo reafirma que nunca é tarde demais para iniciar a jornada de emagrecimento. Mais do que isso, de plena saúde e longevidade. Além da estética, muitas vezes, o emagrecimento pode estar ligado a diversas questões de saúde.

Leia mais: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios

Referência: Teras LR et cols.Sustained Weight Loss and Risk of Breast Cancer in Women 50 Years and Older: A Pooled Analysis of Prospective Data, JNCI: Journal of the National Cancer Institute, Volume 112, Issue 9, September 2020, Pages 929–937, https://doi.org/10.1093/jnci/djz226

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra