Elásticos para malhar: Conheça o mini band

Bem-estar Movimento
24 de Julho, 2019
Elásticos para malhar: Conheça o mini band

Você já viu ou ouviu falar dos elásticos para malhar? É um acessório pequeno com mil e uma utilidades. Assim, o mini band (ou faixa elástica) pode ser definido como um objeto que se tornou essencial para quem deseja potencializar o treino. 

Além de leves e fáceis de transportar, esses elásticos para malhar – também conhecidos como rubber band –  podem fazer a diferença no fortalecimento e definição dos músculos do corpo todo. 

elásticos para malhar

Dessa maneira, a faixa pode ser usada na academia ou em casa e não exige grandes espaços para exercer sua funcionalidade. Além disso, ela faz o papel da carga nos exercícios e substitui os tradicionais halteres, fit balls e kettlebells. 

A fita elástica não oferece grandes riscos de lesão e promove alto gasto calórico. Se você se interessou, saiba que ela está disponível em diversas espessuras, cores e comprimentos, que indicam a intensidade da peça – quanto mais espessa maior a tensão. 

Leia também: Agachamento: Benefícios e como fazer corretamente

Como funcionam os elásticos para malhar

O elástico oferece resistência ao ser esticado, exigindo do tecido muscular força para realizar o movimento. Potente, a fita aciona a região tanto quando o músculo se contrai como quando ele relaxa.

elásticos para malhar

Versátil, o mini band é considerado multifuncional porque pode ser associado com séries para o corpo todo: na flexão de cotovelo, flexão de quadril, estabilização central, agachamento, flexão de joelhos e outros. 

Deslocamento lateral com elástico, por exemplo, é um excelente exercício para coxas e bumbum.

  • Primeiro, coloque uma miniband abaixo dos joelhos e fique na posição de agachamento, com os pés afastados na largura da cintura.
  • Desse modo, pise com o pé direito ao lado e, em seguida, aproxime o esquerdo, sem deixar que o elástico afrouxe. Lembre-se de repetir para o outro lado.

Dicas extras para usar os elásticos para malhar

Exercícios de resistência

Incluir exercícios de resistência para perder peso em sua rotina é fundamental. Assim, realize de três a cinco exercícios por semana, combinando treinamento de resistência com cardio. Comece cada treino com o exercício de resistência direcionado a todos os seus principais grupos musculares.

Dessa maneira, faça pelo menos dois exercícios por grupo e varie o intervalo de repetições. Como regra geral, mantenha seus repetições no intervalo de oito a 15 por série.

Elásticos para malhar: adicione variedade

Para ter um treino mais desafiador, varie os exercícios. Por exemplo, fortaleça o peito movimentando-se com o mini band, puxando as duas extremidades na frente do peito. Faça flexões da faixa de resistência em uma posição normal de flexão, mas com a faixa nas costas e nas extremidades.

Agachamento com elásticos para malhar

Faça agachamentos de pé no meio da faixa de resistência, com os pés mais numa largura maior que a dos ombros. Desse modo, segure uma extremidade do elástico em ambas as mãos. Para exercitar os braços e as costas, mantenha os braços esticados para puxar contra a ação do agachamento. Caso contrário, puxe uma extremidade por cima de cada ombro e cruze os braços na frente do peito, depois faça os agachamentos.

Leia também: Exercícios com bola para tonificar o corpo

Trabalhe as pernas

Os músculos da parte inferior do corpo também devem ser trabalhados. Amarre as extremidades da mini band ou usando uma pequena faixa circular. Faça vários exercícios nas pernas, quadris e bumbum, colocando as pernas dentro do círculo e movendo uma perna contra a resistência do elástico.

Adicione um pouco de cardio 

Por fim, termine o seu treino com pelo menos 20 minutos de treino cardio. Assim, quanto maior a intensidade, mais calorias você queima. Misture os exercícios como por exemplo: corrida, ciclismo, natação, uso do elíptico e remo.

Leia também: Melhores exercícios para o bumbum

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela