Edema macular diabético: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Você já ouviu falar em edema macular diabético? É um fato que o diabetes gera uma série de condições de saúde, e a visão é um dos pontos mais afetados pela doença. Por isso, conversamos com o Dr Hallim Feres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, para entender tudo sobre o assunto.
O que é um edema macular diabético?
“O edema macular diabético é um inchaço na região central e mais importante da retina, chamada mácula”, explica. “Isso acontece em pacientes com diabetes descompensado, devido ao vazamento de líquido dentro dos vasos sanguíneos para a retina.”
Ou seja, essa condição acontece quando o diabetes não está sob controle, seja via tratamento medicamentoso, seja via mudanças no estilo de vida, como controle da alimentação e prática de exercícios físicos.
Leia também: Diabetes: O que é, tipos, sintomas, tratamento e mais
Sintomas
Como você deve imaginar, é fácil para o paciente diabético perceber que algo está errado com os seus olhos. Isso porque a perda de visão é um sintoma muito comum em doenças oftalmológicas.
O edema macular, em si, não apresenta sintomas específicos — para identificá-lo, é preciso realizar o diagnóstico com a ajuda de um médico oftalmologista, que vai examinar o paciente e realizar o mapeamento da sua retina.
“Enxergando a retina, muitas vezes não é necessário outro exame para fazer o diagnóstico, mas eles ainda podem ser importantes para classificar o grau de lesão e definir o tratamento”, diz o Dr Hallim.
Além disso, outro ponto importante é que, embora a maioria dos pacientes já chegue no consultório com piora da visão, é possível detectar a retinopatia diabética. Mesmo em pacientes que ainda apresentam uma visão normal, isto é, sem qualquer indicativo de perda da capacidade ocular.
“Como a retinopatia diabética é uma das maiores causas de cegueira no mundo, é muito importante a prevenção e o diagnóstico precoce. Pois quando percebemos essas alterações no começo, é mais provável conseguirmos bons resultados e preservar a visão”, diz.
Leia também: As melhores frutas para quem tem diabetes
Quais os tratamentos para o edema macular diabético?
De acordo com o oftalmologista, o principal tratamento ainda é a prevenção. Evitar a piora e o descontrole do diabetes é a melhor maneira de preservar a visão e as complicações decorrentes do seu descompensamento.
“Além disso, para o tratamento do edema macular. podemos usar medicações diretamente no olho, através de injeções, ou, quando o edema é mais localizado, usar o laser. O principal objetivo é recuperar o máximo de visão possível”, finaliza.
Fonte: Dr Hallim Feres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.