Ecopads: o que são, para que servem e quais os seus benefícios?

Beleza Bem-estar
18 de Março, 2022
Ecopads: o que são, para que servem e quais os seus benefícios?

Se você é adepta dos cuidados naturais com a beleza, já deve ter ouvido falar neles. Os ecopads são discos de crochê, retalhos de tecido ou toalhinhas reutilizáveis, mais ou menos do tamanho da palma da mão, usados como alternativa ao algodão.

Isso porque aqueles chumaços de algodão que usamos para retirar a maquiagem podem até parecer inofensivos, mas não são! Quando descartados, acumulam-se nos lixões e sua produção não é nada natural: para cada 500 gramas de algodão, são utilizados 150 gramas de pesticidas e fertilizantes químicos.

Entendeu porque muitas mulheres têm optado pelos ecopads?

Para que servem os ecopads?

Em primeiro lugar, os ecopads servem para retirar maquiagem, limpar o rosto e aplicar produtos como tônico facial e água micelar. 

De forma geral, sempre que pensamos em usar o algodão comum nos cuidados com a beleza, podemos fazer a substituição pelo disco. “A exceção fica por conta do esmalte. Não é possível retirar esse produto com eles”, comenta Marcela Rodrigues, jornalista e educadora especializada em sustentabilidade e bem-estar.

Além disso, eles também fazem uma leve esfoliação, pelo atrito do material com o rosto. “O que muitas pessoas relatam é uma estranheza, não acham os ecopads tão macios quanto o algodão comum. Mas a verdade é que tudo é uma questão de costume”, pondera Marcela.

Por que usar ecopads? 

Principalmente, pelo benefício que eles representam ao meio-ambiente, pois são reutilizáveis. 

Sem contar a economia no bolso, já que o produto evita a necessidade de compra do algodão comum.

Quem sabe fazer crochê tem ainda a vantagem de poder confeccionar seus próprios discos e ter autonomia na escolha do material, das cores e até do formato (quem disse que os ecopads precisam ser só redondos?). 

Neste caso, prefira uma linha 100% algodão.

Mas, também dá para produzir o seu ecopad a partir de retalhos de toalhas ou tecidos atoalhados. 

Leia também: Arrancar cabelo branco faz nascer outros no lugar: mito ou verdade?

Cuidados

Eles preservam o meio-ambiente, são funcionais e até divertidos de usar. Porém, por não serem descartáveis, requerem alguns cuidados. 

Assim, lave o seu ecopad em água corrente sempre depois de cada uso, pois reutilizá-los sujos ou mal lavados pode causar espinhas e outros pequenos danos à pele. “Muitas vezes, eu lavo os meus no banho, com um sabonete neutro”, revela Marcela.

Também é importante colocá-los para secar antes de usar de novo, para evitar a proliferação de bactérias. Por isso, se você for usar diariamente, é bom ter mais de um. 

Por fim, guarde-os bem secos, em local fechado, até o próximo uso.

Agora que você já sabe tudo sobre ecopads, que tal experimentar os discos e, de quebra, ajudar o meio-ambiente?

Fonte: Marcela Rodrigues é jornalista e educadora especializada em sustentabilidade e bem-estar, autora da plataforma A Naturalíssima e da Jornada da Beleza Consciente

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.