Como dormir rápido e naturalmente: Veja dicas

Bem-estar Sono
15 de Janeiro, 2020
Como dormir rápido e naturalmente: Veja dicas

Para quem sofre de insônia, dormir rápido e naturalmente pode ser uma tarefa difícil. Os maiores motivos: estresse, ansiedade e maus hábitos noturnos. Porém, existem algumas maneiras de conseguir dormir rápido e tranquilamente.

Como dormir rápido

Mantenha um horário regular de sono

O corpo tem um relógio interno que é regulado pelo nascer e pôr do sol, que é chamado de ritmo circadiano. Ou seja, quando está claro lá fora, recebe um sinal interno de que devemos estar acordados e ativos. Já quando o sol se põe, surge o sinal interno de que é hora de descansar.

Assim, para conseguir melhorar o sono, é importante se manter sincronizado com esse ritmo natural. Se possível, levante-se e vá para a cama todos os dias no mesmo mesmo horário. Pois, manter um sono regular o ajudará a ficar em harmonia com o relógio interno , incentivando-o a dormir rápido e naturalmente. 

Além disso, meditar é uma maneira comprovada de acalmar a mente e relaxar. Uma revisão sistemática de sete estudos de meditação encontrou evidências que sugerem que a meditação reduz os processos cognitivos que interferem o sono.

Medite

Iniciar a prática diária de meditação pode ajudá-lo a gerenciar o estresse e adormecer sem preocupações.

Leia também: Como dormir melhor usando o Feng Shui

Como dormir rápido: Guarde os dispositivos eletrônicos

Dispositivos eletrônicos como celulares e computadores emitem uma luz azul. O que pode ser problemático antes de dormir, porque ela interfere na produção de melatonina, fazendo com que o cérebro pense que ainda é cedo. Portanto, antes de dormir, tente não usar tais dispositivos.

Leia um livro em papel

A leitura pode ser uma ótima maneira de relaxar antes de dormir. No entanto, o recomendado é ler um bom livro em papel, e não a versão digital.  Isso porque os equipamentos eletrônicos suprimem a produção de melatonina, diminuindo a “sonolência”.

Como dormir rápido: Ouça música relaxante

Quem não gosta de música, não é mesmo? Ouvir música possui diversos benefícios e um deles é ajudar a dormir. Algumas pesquisas sugerem que ouvir música pode ser eficaz para melhorar a qualidade do sono, especialmente para quem sofre de insônia. 

Tente aromaterapia

Aromaterapia é a prática de difundir óleos essenciais para benefícios físicos, emocionais, e psicológicos. Assim, cada óleo possui seus próprios benefícios, como o de lavanda, que é capaz de melhorar a qualidade do sono. Contudo, para usá-lo, coloque 2 a 3 gotas em um difusor próximo à cama ou dilua com um óleo transportador, como o azeite, e aplique nos pulsos, palmas ou pés.

Faça exercícios regularmente

Exercícios físicos possuem diversos benefícios para a saúde física e mental. Desde a saúde do coração a força óssea. Mas, você sabia que também pode ajudá-lo a dormir melhor?

Embora qualquer exercício consistente seja bom, o exercício aeróbico em particular está associado à melhora do sono profundo. No entanto, lembre-se de que atividades intensas muito perto da hora de dormir podem dificultar o sono. 

Como dormir rápido: Evite cafeína

Se você não dormiu direito e foi trabalhar com muito sono, pode ser difícil não tomar uma xícara de café. Entretanto, estudos dizem que o consumo da cafeína pode interferir, o que pode significar mais uma noite de sono ruim.

Dessa forma, tente consumir bebidas com cafeína até seis horas antes de dormir. Isso inclui café, chá, refrigerantes e energéticos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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