5 doenças de verão comuns entre as crianças: saiba como tratá-las
Oficialmente, o verão começa hoje, 21 de dezembro, em todo o país e o clima de férias já está dando as caras! As temperaturas altas da estação são um convite para passarmos mais tempo fora de casa, ainda mais com os filhos em férias escolares. Praias, piscinas, atividades ao ar livre são também um prato cheio para as famosas doenças comuns de verão, que são características dessa época do ano.
A pediatra do Grupo Prontobaby, Dra. Maria Laura de Oliveira Joia, listou as cinco doenças que mais atingem a criançada na estação. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas e como proteger as crianças.
Leia também: Dor de garganta no verão? Especialista dá dicas de como fugir do problema na estação
5 doenças de verão comuns entre as crianças
Ao longo do crescimento das crianças, o sistema de anticorpos ainda está sendo desenvolvido para atuar na defesa de doenças. Por isso, não é raro ver os pequenos com sintomas gripais diversas vezes durante o ano.
Dessa forma, especialmente no verão, a sazonalidade das doenças também pode comprometer a saúde das crianças, principalmente porque essa estação pode causar alta exposição solar, eventos climáticos bruscos como chuva e sol no mesmo dia, além de rotinas alteradas por conta das férias e festas de fim de ano.
Intoxicação alimentar
A condição surge após o consumo de alimentos contaminados por toxinas produzidas por fungos ou bactérias, sendo mais comum em alimentos que foram mal armazenados, fora do prazo de validade ou que não tiveram práticas de higiene na hora do preparo.
Portanto, os sintomas mais comuns são vômitos, náuseas, dor de cabeça, diarreia, mal-estar extremo e desidratação. Como tratamento, orienta-se aumentar a ingestão de líquidos, soro reidratante oral e optar por uma alimentação leve.
Conjuntivite
É uma inflamação que se dá na parte branca dos olhos. Assim, os principais sintomas são vermelhidão, prurido, vista lacrimejando e sensibilidade à luz. Portanto, a condição pode afetar um ou ambos os olhos e o período de duração é de sete a 15 dias. As causas mais comuns são provocadas por bactérias, vírus e fungos, podendo ser provocada também por agentes externos, como corpo estranho, calor intenso, gases irritantes, entre outros.
O tratamento varia de acordo com o agente causal, mas é essencial manter uma boa higiene e lubrificação dos olhos.
Otite
Caracteriza-se por infecção e/ou inflamação do ouvido, que causa dor e incômodo na região. Chamamos de otite externa quando acomete o canal auditivo, mais comum no verão; e otite média quando acomete a membrana timpânica, mais comum em vigência de resfriado.
Dessa forma, o tratamento, geralmente, é feito com uso de medicamentos, como antibióticos e antifúngicos de uso oral, podendo também ser local.
Doenças de verão dermatológicas
No verão, costumamos ir à praia e piscina com mais frequência, o que gera maior exposição solar. Isso faz com que todos fiquem mais expostos ao risco de doenças, como queimaduras de sol, micoses, bicho geográfico e brotoejas, por exemplo.
Assim, o tratamento para as doenças dermatológicas comuns na estação consiste em conhecer a forma como são contraídas. Portanto, os principais cuidados a serem tomados para evitá-las é lançar mão do filtro solar, roupas leves e ficar atento ao horário de exposição solar, evitando aqueles de maior incidência do sol.
Leia também: Roupinhas de bebê para o verão: como escolher o tecido
Pneumonia
Por fim, a pneumonia é uma infecção dos pulmões que provoca inflamação dos bronquíolos, gerando sintomas como febre, tosse, falta de ar e dor no peito. A pneumonia pode ser viral, bacteriana, fúngica ou aspirativa, e, dependendo da causa, define-se o tratamento. Assim, o diagnóstico geralmente é feito por exame clínico, com avaliação de sintomas e exames de imagem. O tratamento é indicado pelo médico de acordo com o grau de pneumonia.
Cuidados para evitar as doenças de verão
Para aproveitar o verão com as crianças sem dor de cabeça, você também pode tomar algumas medidas que podem contribuir com a saúde e bem-estar dos pequenos. Assim, entre os cuidados, os principais são: beber água frequentemente, usar protetor solar, repelente e promover atividades que movimentem as crianças. Cuide da alimentação deles com itens saudáveis e frescos. Ah, para evitar o choque da mudança de temperatura, lembre-se de sempre andar com um casaco que será muito útil no caso de mau tempo.
Com os devidos cuidados, é só aproveitar a estação!
Fonte: Dra. Maria Laura de Oliveira Joia, pediatra do Grupo Prontobaby.