Doença celíaca e infertilidade: entenda a relação

A doença celíaca é uma condição autoimune, caracterizada pela intolerância ao glúten, uma proteína contida em cereais como o trigo, a cevada, o centeio e o malte. Assim, seus sintomas são, basicamente, de ordem intestinal, como diarreia, perda de peso, vômitos, dor abdominal e perda de apetite, entre outros. Mas quando o assunto é doença celíaca e infertilidade, qual é a relação entre as duas? Leia mais para descobrir.

Qual é a relação entre doença celíaca e infertilidade? 

Existem estudos que mostram que a incidência da doença celíaca é mais alta em mulheres diagnosticadas com infertilidade sem causa aparente. Ou seja, quando os médicos não encontram algo que impeça ou dificulte a gravidez.

Porém, a ciência ainda não descobriu exatamente o porquê dessa taxa elevada. Especula-se que pode ser por conta de outro sintoma da doença celíaca: a dificuldade em absorver nutrientes, incluindo alguns importantes para a gestação, como ferro, ácido fólico, e as vitaminas K, B12 e B6, entre outras. 

“Mas, o que se sabe é que, quando adequamos a dieta para as pacientes portadoras de doença celíaca, muitas delas acabam engravidando”, relata o ginecologista e obstetra Carlos Moraes.

Leia também: Doença celíaca pode afetar o cérebro causar alterações neurológicas

Além disso, existem estudos que relacionam a doença celíaca a outras questões reprodutivas, como menarca (primeira menstruação) tardia, menopausa precoce e abortamentos.

Como é o tratamento e o diagnóstico?

O diagnóstico da doença celíaca não é fácil, já que os sintomas são parecidos com outras doenças gastrointestinais. “Mas, ela deve ser investigada em casos de infertilidade sem causa aparente”, alerta o médico. Para isso, o ideal é que a paciente visite um gastroenterologista. O diagnóstico é feito com exames de sangue, na qual o médico avalia a presença de anticorpos específicos, ou até mesmo uma biópsia do intestino. Por fim, quanto ao tratamento, não existem remédio ou procedimentos específicos – a única medida possível é uma dieta livre de glúten. 

Fonte: Carlos Moraes, ginecologista e obstetra especialista em infertilidade conjugal e médico nos hospitais Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre.