Dicionário fitness: Significados dos termos que você ouve na academia

Bem-estar Movimento
10 de Novembro, 2021
Dicionário fitness: Significados dos termos que você ouve na academia

Você começou a praticar exercícios físicos e se deparou com diversas palavras “estranhas”? A boa notícia é que, com um dicionário fitness, é possível entender o significado de — quase — todos os termos difíceis que encontramos ao entrar nesse universo. 

Dessa maneira, preparamos uma lista com expressões que você sempre quis saber:

Dicionário fitness: Core 

Nada mais do que o conjunto de 29 músculos localizados no centro do corpo. O core é composto pelos abdominais, pelas estruturas presentes na parte inferior das costas, pelos oblíquos, pelos quadris e pelos glúteos. Assim, fortalecê-los é essencial para manter uma boa postura.  

Dicionário fitness: AMRAP

Esse termo vem do inglês e significa fazer o máximo de repetições que você conseguir — ou seja, até atingir a fadiga.

Dicionário fitness: Crunch 

O crunch é uma variação do abdominal tradicional. Primeiro, você deita de costas, com as pernas dobradas. Lembre-se de respeitar a curva natural das coluna e manter o pescoço alinhado. Em seguida, flexione a coluna, como se você fosse fazer um C com as costas, e toque os joelhos com as mãos.

EMOM

Geralmente, o EMOM é utilizado no crossfit. Assim, é um tipo de treinamento cardiovascular em que se tem um minuto para realizar o exercício e descansar. Ou seja, se você precisar realizar 10 agachamentos, pode fazê-los em 30 segundos e descansar os outros 30 segundos. Ou, então, você pode terminar em 20 segundos e descansar 40 (o descanso é sempre obrigatório, não importa como você dividirá o seu tempo).

Contudo, por conta da intensidade e da velocidade da técnica, o treino é recomendado para pessoas mais experientes — uma vez que fazer de modo inadequado pode gerar lesões.

Dicionário fitness: Hipertrofia

A hipertrofia consiste no crescimento e no fortalecimento de um músculo ou de um grupo muscular. Para conquistá-la, é fundamental realizar treinos com cargas altas e repetições até a fadiga. Isso porque a técnica faz o músculo romper as suas fibras e, consequentemente, crescer durante o repouso.

Séries

Provavelmente esse foi um dos primeiros termos que você ouviu quando iniciou no mundo fitness. Mas o que significa? A série é o número total de repetições ao realizar um exercício, seguida do descanso.

Repetição

É quantas vezes você repete o movimento. Por exemplo, se você está fazendo uma série de agachamentos, cada um é uma repetição.

Bulking

Em uma tradução literal, bulking significa “aumentando”. Isto é, o intuito é aumentar o peso para depois tonificar os músculos. Com o ganho de calorias, há a necessidade de transformar esse excesso de peso em massa muscular — esse segundo período, por outro lado, é chamado de cutting.

Leia também: Dieta para ectomorfo: Conheça o biotipo e a alimentação

Kettlebell

O kettlebell, que parece uma bola de canhão com alça, tornou-se uma alternativa muito usada nos treinamentos de força. Sendo assim, o acessório é fácil de ser encontrado.

Fadigar

Quando alguém diz que você precisa fazer um exercício até fadigar, isso significa que você deve trabalhar um músculo ou um grupo de músculos até não conseguir mais fazer nenhuma repetição.

HIIT

O treino HIIT (High Intensity Interval Training) consiste em combinar movimentos de alta intensidade, em que se chega a perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso.

Superconjunto

Consiste em realizar dois ou mais exercícios seguidos e sem descanso. Portanto, para ser considerado um superconjunto, os exercícios devem ser feitos com músculos diferentes.

Tabata

É uma variação do famoso treino HIIT. Dessa forma, o método Tabata tem como objetivo trabalhar e desenvolver as aptidões cardiorrespiratória, de força e de resistência simultaneamente em um curto período. Além disso, o método traz de brinde um elevado gasto energético e a promessa de aumentar o que chamamos de EPOC (consumo de oxigênio pós-exercício) que, em teoria, ajuda a queimar mais gorduras.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o