Dicas para relaxar depois do parto e aumentar a produção de leite

11 de novembro, 2021

Durante o período de gravidez, a mulher experimenta diversas mudanças no corpo: as difiuldades vão desde enjoos e dores nas costas até anemia, por exemplo. Após o parto, ter baixa produção de leite também pode ser uma das maiores preocupações para as mamães.

Quando a produção de leite está baixa, é fundamental beber bastante líquido e descansar bem para que o corpo tenha mais energia. Contudo, o mais importante é consultar um médico para verificar o que está causando essa alteração e iniciar o tratamento.

As dicas abaixo também podem te ajudar nesse processo:

Ter um sono de qualidade pode aumentar a produção de leite

Durante o período de puerpério, por mais que seja difícil, o aconselhado é que a mãe durma nos períodos em que o bebê também dorme. Dessa maneira, é possível recuperar a energia gasta durante o dia. 

Outro fator importante é desligar as notificações do celular e ficar sem distrações para ter um sono de qualidade.

Leia também: Ferro durante a gravidez: Importância e porque consumir

Cuidar de si mesma

Ter momentos de autocuidado é essencial para a nossa mente. Apesar de ser um desafio em meio à nova rotina, busque separar um momento do dia para relaxar. O puerpério não é nada fácil e pode gerar estresse excessivo nas mulheres.

Portanto, faça coisas que você gosta, como cuidar da pele, tomar um banho com água quente, ler, fazer uma automassagem, entre muitas outras coisas.

Leia também: Qual o melhor período para perder peso após a gravidez?

Beber mais líquidos

Como já foi dito, a produção do leite depende muito do nível de hidratação do corpo. Portanto, busque beber de 3 a 4 litros de água por dia. Você também pode optar por ingerir sucos naturais, água de coco e chás, por exemplo.

Se alimentar de forma saudável pode aumentar a produção de leite

A alimentação saudável também está relacionada à produção do leite, segundo estudos. Além disso, alguns alimentos podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Dessa maneira, para produzir mais leite, inclua os seguintes alimentos no seu cardápio:

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter