Desidratação em crianças: principais sinais e como agir rapidamente

Alimentação Bem-estar
22 de Dezembro, 2023
Desidratação em crianças: principais sinais e como agir rapidamente

A temporada de férias está oficialmente aberta. Mas para garantir a diversão dos pequenos durante o verão, os pais devem ficar atentos aos sinais de desidratação nas crianças. “Crianças nem sempre percebem que estão com sede e nem sempre pedem água, principalmente enquanto estão brincando”, explica a médica pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, (SBP), Dra. Anna Dominguez Bohn. Saiba mais!

Veja também: Presunto, salsicha ou calabresa: veja porque você deve evitar dar embutidos para o seu filho

Afinal, o que causa desidratação em crianças?

Assim como na saúde adulta, a desidratação infantil pode acontecer devido a falta de ingestão de líquidos. Nas férias, em especial, os pequenos tendem a ter a sua rotina modificada e repleta de atividades relacionadas ao entretenimento. Por isso, a hidratação pode acabar ficando em segundo plano. 

Outra causa comum de desidratação estão relacionadas a vômito e diarreia, sintomas presentes também no quadro de intoxicação alimentar. Nesse sentido, as altas temperaturas podem favorecer a proliferação de bactérias e fungos, acelerando a decomposição dos alimentos, que pode começar de forma imperceptível. Por isso, os pais devem ter cuidado redobrado com a alimentação no verão, evitando a ingestão de alimentos contaminados. 

Hidratação no calor

Apesar de todas as brincadeiras envolvendo água, o verão exige atenção extra com a hidratação do corpo, principalmente frente aos episódios de ondas de calor que estamos vivendo, como explica a médica:

“As crianças estão em maior risco de desidratação, queimaduras e insolações”, lembra a Dra. Anna. Sua recomendação nesse sentido é que mães, pais e cuidadores ofereçam sempre água gelada várias vezes ao dia porque ela ajuda a regular a temperatura e a melhorar a indisposição do excesso de calor. Em complemento à hidratação interna, ela indica também que as crianças sejam convidadas a fazer pausas na sombra.

Sinais de desidratação nas crianças 

Para ficar atento a saúde dos pequenos, observe os seguintes sintomas de desidratação: 

  • Sede 
  • Olhos afundados 
  • Baixo volume de urina
  • Boca seca
  • Moleira mais funda. 
  • Choro sem lágrimas
  • Hipoatividade marcada pela baixa interatividade, lentidão e falta de memória.
  • Nos casos de desidratação intensa, as crianças podem apresentar tontura e frequência cardíaca acelerada. 

Como evitar a desidratação em crianças?

Ensinar hábitos saudáveis para crianças não é uma tarefa fácil. Exige paciência, estratégia e criatividade para engajar os pequenos a fazerem boas escolhas logo cedo. Apesar disso, a jornada não precisa ser tão dolorosa. Quanto antes as crianças aprenderem sobre a importância de priorizar a saúde através de micro hábitos, melhor para a saúde delas.

Veja dicas de como ensinar as crianças a terem o hábito de beber água:

  • Ensine a criança a beber água sempre após urinar. A frequência do xixi irá diminuir com a adaptação do corpo a essa ingestão hídrica, e a criança, então, já terá o hábito de beber água frequentemente;
  • Atividades lúdicas são válidas: estimule a ingestão de água com brincadeiras, principalmente no calor;
  • Levar a garrafinha de água quando for ao parquinho também é fundamental;
  • Além disso, não esqueça de colocar água na lancheira do pequeno;
  • Estipule uma meta diária não só para a criança, mas para toda a família — conforme a recomendação diária de cada um, é claro.
  • Se quiser deixar a missão mais atrativa para as crianças, aposte em garrafas personalizadas e em água saborizada. Os pequenos podem se sentir mais atraídos pelo gosto das frutas e cores diferentes.

Fonte: 

Manual MSD Saúde.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa