Descompressão da coluna: trend do TikTok é recomendada?

Bem-estar Movimento
20 de Outubro, 2022
Descompressão da coluna: trend do TikTok é recomendada?

O TikTok é conhecido por abordar temas diferentes e trends um tanto quanto “inusitadas”. Recentemente, diversos vídeos sobre “descompressão da coluna” viralizaram, com mais de 4 milhões de visualizações. Mas com a repercussão, também surgiram várias dúvidas, por exemplo, se o método realmente funciona, se causa dor, como faz e as contraindicações.

Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.

O que é descompressão da coluna?

Se você nunca ouviu falar sobre o tema, deve estar se perguntando o que significa a descompressão da coluna. Basicamente, é um tipo de alongamento.

De acordo com Bianca, a coluna vertebral é composta pelo líquido sinovial, que fica localizado entre as vértebras e é responsável por lubrificar os discos vertebrais. Mas durante o dia, por conta de atividades diárias, como ficar sentado, por exemplo, e pela gravidade, essas vértebras são comprimidas e esse  líquido se espalha. “Por isso falam que quando acordamos estamos 2 cm maiores, por conta da diminuição do líquido”, diz a especialista.

“A descompressão da coluna nada mais é do que forçar que os discos voltem ao tamanho normal. E isso acontece somado ao relaxamento muscular”, explica Bianca. “Quando a pessoa sobe e se apoia na barra fixa, ela acaba contraindo vários músculos. Você demora cerca de 3 a 4 segundos para de fato conseguir relaxar, e o cérebro entende que o corpo todo está relaxado e o peso está apenas no braço. Isso facilita o processo de descompressão da coluna. 

Leia também: Cifose: Principais técnicas para amenizar a dor na coluna

Como fazer?

De fato, qualquer tipo de alongamento muscular é benéfico para o corpo. Com a descompressão da coluna não é diferente, e a boa notícia é que para fazer não é difícil, basta seguir alguns passos:

  • Suba na barra com os pés livres, ou seja, sem nenhum tipo de apoio;
  • Em seguida, puxe o ar do pulmão e solte esvaziando todo o ar; 
  • Lembre-se de relaxar toda a musculatura, assim o seu cérebro entende esse comando;
  • Fique nessa posição de 5 a 10 segundos, fazer apenas uma vez é suficiente.

Não é recomendado para todos

Segundo a educadora física entrevistada, a descompressão da coluna é contraindicada para pessoas com lesões no ombro, como tendinite, bursite e qualquer inflamação nessa região. “Também não aconselho gestantes. Pois elas acabam prendendo a respiração, o que aumenta a pressão arterial, além de ter um peso maior na barriga”, finaliza.

Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.

Foto de capa: Reprodução/TikTok

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado