Descoloração e progressiva deixam os fios até 4 vezes mais porosos

Beleza Bem-estar
29 de Setembro, 2023
Descoloração e progressiva deixam os fios até 4 vezes mais porosos

Apostar na descoloração seguida de progressiva pode deixar os fios do cabelo até quatro vezes mais porosos que o normal, aponta um estudo do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Normalmente, a porosidade acontece quando agressões externas repetidas (como chapinha, secador, tintura e alisamento) danificam a camada mais externa dos fios, a chamada cutícula, atingindo e lesando também as partes mais internas da estrutura capilar (córtex e medula). O resultado é uma combinação de perda da elasticidade, ressecamento, frizz e quebra.

“Os tratamentos cosméticos, como a descoloração e o alisamento, interagem com o cabelo em nível molecular, induzindo alterações em seus componentes e modificando suas propriedades físico-químicas e mecânicas das fibras”, explicou a engenheira química Cibele Rosana Ribeiro de Castro Lima, autora da pesquisa, ao Jornal da USP.

Os resultados da análise, feita em colaboração com a Universidade de Copenhague, Dinamarca, foram publicados no Journal of Applied Cristallography.

Leia também: Pele ressecada coça mais e exige cuidados; veja dicas

Impactos da descoloração e da progressiva no cabelo

Para a investigação, os especialistas compraram mechas de um fornecedor dos Estados Unidos. Então, usaram um ativo contendo ácido glioxílico associado à carbocisteína – combinação que não é aprovada pela Anvisa, mas muito comum no mercado cosmético.

Assim, dividiram os fios em três grupos:

  • Mechas submetidas à descoloração;
  • Apenas alisamento;
  • Descoloração seguida de alisamento.

Por fim, eles usaram técnicas como espalhamento de raios-X para entender os danos que os três processos podem gerar aos fios em escala molecular.

Resultados

Pela primeira vez, o estudo mostrou que o alisamento ácido altera as camadas lipídicas do cabelo. Essas gorduras têm influência em aspectos como maciez, brilho, flexibilidade e impermeabilidade.

Contudo, as mechas com descoloração e alisamento foram as que mais sofreram, especialmente nas regiões do córtex e da cutícula. “Isto aconteceu porque o clareamento causa perda de proteínas e lipídios importantes na fibra capilar, deixando o cabelo mais sensível a outros procedimentos de transformação”, disse Cibele.

A diferença entre os pHs dos procedimentos (descoloração em torno de 10 e alisamento em torno de 1) também contribui para deixar os fios até quatro vezes mais porosos do que o normal. E a alta temperatura da chapinha usada na progressiva pode gerar mudanças irreversíveis na estrutura do cabelo.

Fonte: Jornal da USP

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva