Pele ressecada coça mais e exige cuidados; veja dicas

Beleza Bem-estar
26 de Setembro, 2023
Pele ressecada coça mais e exige cuidados; veja dicas

Seja no frio ou no calor, a pele ressecada é um incômodo para muita gente. Dentre os fatores que não podemos controlar, a baixa umidade do ar é a principal responsável pelo problema. No entanto, o ressecamento também é resultado de banhos de água muito quente e do uso de sabonetes muito abrasivos. Além do aspecto esbranquiçado, é comum ter como queixa a coceira. Afinal, a pele ressecada coça mais?

A resposta é sim. Quando a pele perde a barreira protetora natural de umidade, pode se tornar vulnerável e sofrer reações alérgicas e inflamatórias.

Veja também: Álcool faz mal para a pele? Especialista responde

Pele ressecada também coça mais por outros motivos

A médica dermatologista Flávia Villela explica que a coceira, muitas vezes, surge como uma resposta à pele ressecada. “O ato de coçar pode proporcionar alívio temporário, mas pode danificar ainda mais a barreira cutânea, piorando a secura e agravando o ciclo de coceira e ressecamento.”

Pessoas que têm a pele sensível, doenças como o diabetes e a rosácea, condição que afeta principalmente a região central da face e causa vermelhidão, os cuidados e a atenção devem ser redobrados, já que esses fatores, por si só, promovem a sequidão do órgão.

Como restaurar a saúde da pele?

Para interromper o ciclo desagradável do ressecamento e das possíveis alergias cutâneas, a dermatologista orienta algumas medidas e cuidados.

“Fazer uma hidratação adequada é essencial para manter a pele saudável. Mas é fundamental perguntar ao seu dermatologista quais tipos de produtos são indicados para você”, reforça a dermatologista.

A consulta médica é a melhor maneira de descobrir o que está havendo com a sua pele. Em alguns casos, pode ser um simples ressecamento. Por outro lado, se a condição estiver relacionada a outras condições delicadas, utilizar produtos sem indicação poderá piorar o quadro.

A seguir, confira dicas gerais que valem para o dia a dia e farão a diferença na saúde da sua pele:

Evite produtos irritantes: por exemplo, sabonetes perfumados, com corantes e outras substâncias químicas podem agravar a sensibilidade da pele. Se você está convivendo com o ressecamento, opte por produtos suaves e hipoalergênicos.

Não tome banhos quentes e demorados: no frio, é comum curtir um banho mais quente. No entanto, essa prática é prejudicial para a pele, sobretudo se o banho for longo. Caso seja inevitável largar o banho quente, experimente baixar um pouco a temperatura. Além disso, aplique o hidratante imediatamente após o banho para selar a umidade no corpo.

Outros hábitos que previnem a pele ressecada

Beba água: a água é o “medicamento” mais barato que existe para prevenir doenças e garantir o bom funcionamento do corpo. Com a pele, não poderia ser de outra forma. A água garante a boa hidratação e mantém a pele sempre saudável.

Alimente-se bem: a alimentação é outro pilar que assegura uma pele menos exposta ao ressecamento. A variedade no cardápio precisa explorar frutas, verduras, vegetais, grãos, carnes magras e oleaginosas. Assim, a pele recebe os nutrientes necessários para permanecer forte.

Realize o tratamento à risca: se você tiver alergias ou condições que agridem a pele, seguir o tratamento tópico, com o uso correto de cremes, evitará crises futuras. Mas, lembre-se de que o médico precisa acompanhar os cuidados!

 

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado