Dermoabrasão: o que é, como funciona e cuidados com a pele

29 de março, 2022

Imagine uma técnica dermatológica capaz de deixar a pele lisinha e livre de rugas e cicatrizes. Parece mágica? Pois ela existe e chama-se dermoabrasão. 

A seguir, a dermatologista Laís Leonor, da clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro, explica em detalhes o que é e como funciona o procedimento. 

O que é a dermoabrasão?

Segundo a médica, a dermoabrasão, também conhecida como peeling mecânico, é um procedimento cirúrgico no qual o profissional lixa a pele do paciente com um instrumento abrasivo rotatório ou lixas d’água.

Isso mesmo: a pele é, literalmente, lixada! Dessa forma, o organismo é forçado a se regenerar, fazendo com que uma pele nova cresça por baixo da pele que foi comprometida. 

Mas, trata-se de uma agressão superficial, intencional e controlada pelo especialista. Ou seja, o objetivo é uniformizar a epiderme (primeira camada da pele), regularizando depressões ou reduzindo sobrelevações que possam existir.

Assim, para amenizar o desconforto, a dermoabrasão é feita sob efeito de analgésicos e anestesia local. Mas, pode ser realizada em centro cirúrgico ou no consultório médico, dependendo da extensão do tratamento. Em média, o procedimento leva cerca de uma hora para ser concluído.

Para que serve a dermoabrasão?

A técnica tem várias finalidades: amenizar marcas de cicatrizes causadas pela acne, por acidentes ou cirurgias, tratar rugas e linhas de expressão superficiais,  além de suavizar manchas. O número de sessões varia de caso a caso.

Como é o pós-procedimento?

A recuperação pode levar até 10 dias. Neste período, é normal a pele ficar avermelhada e inchada. Por isso, o médico irá recomendar o uso de compressas e emolientes, que irão acelerar a recuperação da pele e aliviar o desconforto. 

Também é preciso usar protetor solar com FPS de pelo menos 50 por seis meses para evitar manchas, e não fazer atividades físicas por pelo menos duas semanas. Pois, o suor pode irritar a pele.

Para quem usa maquiagem no dia a dia, ela deve ser antialérgica até a vermelhidão cessar. Os resultados definitivos do procedimento podem levar até 3 meses para aparecer, tempo que a pele vai levar para se regenerar totalmente.

O que é microdermoabrasão?

Talvez você também já tenha ouvido esse termo. Trata-se de uma dermoabrasão caseira, realizada com cremes esfoliantes

Estes produtos são compostos por cristais que estimulam a microcirculação da pele e removem células mortas, proporcionando, de imediato, uma aparência mais saudável e fresca para o rosto.

Assim, para fazer em casa, é bem simples. Basta adquirir um produto indicado para essa finalidade e aplicá-lo sobre o rosto úmido, em movimentos circulares. Depois, retirar tudo com água fria. Mas, é, é importante hidratar o rosto. 

Por fim, seja qual for o produto escolhido, é sempre indicado consultar um dermatologista para saber qual é o mais indicado para você.

Fonte: Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro (RJ).

Leia também: Espinhas no queixo: saiba o que significam e como tratá-las

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.