Como manter os dentes fortes e saudáveis

Saúde
31 de Outubro, 2022
Como manter os dentes fortes e saudáveis

Não é novidade que uma alimentação saudável é benéfica para o corpo. Mas, você sabia que seguir uma dieta balanceada também faz bem para a manutenção de dentes fortes e saudáveis? Além dos cuidados com a higiene, os alimentos possuem papel importante para a saúde bucal. Portanto, inclua na rotina o consumo de frutas, verduras, legumes, trigo integral e laticínios, para garantir a ingestão de vitaminas e minerais necessários para manter um sorriso belo e vigoroso. 

Dentes fortes e saudáveis: como realizar a higiene bucal?

O ideal é passar o fio dental após todas as refeições principais. Mas caso não seja possível, opte por utilizá-lo no período noturno, antes de dormir. O fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos de lugares nos quais a escova não consegue chegar facilmente. Sendo que o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite. Portanto, escove os dentes depois de comer, usando creme dental com flúor. 

Lembre-se de aguardar de 20 a 30 minutos e beber um copo de água antes de realizar a higiene bucal após a alimentação. Pois, a saliva torna-se ácida por conta dos alimentos e bebidas ingeridos, e essa acidez aumenta a proliferação de bactérias, o que pode proporcionar o surgimento de cáries ou gengivite, por exemplo. Além disso, não esperar para escovar os dentes após as refeições pode aumentar os riscos de erosão dentária. Isso porque, com a escovação imediata, você espalha os ácidos na superfície dentária e eles podem desmineralizar o esmalte dos dentes. Principalmente após consumir alimentos mais ácidos ou com altas taxas de açúcar, como suco, balas e refrigerantes.

De maneira geral, pelo menos 2 vezes ao ano é importante visitar o dentista para realizar limpeza ou outros procedimentos necessários. Caso o indivíduo possua uma pré-disposição para o desenvolvimento de doenças bucais, for fumante ou tiver uma doença de base, como diabetes, é importante que fazer esse acompanhamento a cada 4 meses – ou de acordo com a periodicidade indicada pelo especialista. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

bebê prematuro extremo
Gravidez e maternidade Saúde

Bebê prematuro extremo: “Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que  nasceu em janeiro com 26 semanas de vida

falta de vitamina D
Alimentação Bem-estar Saúde

Falta de vitamina D: Conheça os 4 sinais que o corpo dá

A falta de vitamina D acaba esbarrando na saúde, causando sintomas característicos. Veja quais são!

Júlia e Camille - Foto por Talita Ciardi
Gravidez e maternidade Saúde

Desafios do puerpério: nasce um filho, surge uma mãe

Apresentadora e modelo Júlia Pereira, que passou pelo seu segundo puerpério recentemente, compartilha os desafios e a beleza dessa fase