Definição muscular feminina: saiba como potencializar os resultados dos treinos
Ter um abdômen trincado, pernas definidas e braços torneados são objetivos de muitas mulheres. E para conseguir chegar nessa forma física, os níveis de gordura precisam estar em baixa. Contudo, apesar da dedicação e da paciência, algumas mulheres têm dificuldades para definir o corpo em relação aos homens. Mas por que isso acontece? Continue lendo e saiba mais sobre a definição muscular feminina.
Veja também: Pré-treino faz mal? Conheça as contraindicações
Definição muscular feminina: entenda o papel dos hormônios
De acordo com a diretora técnica da rede de academias Cia Athletica, Mônica Marques, as mulheres precisam treinar mais tempo do que os homens para atingir a definição muscular devido aos hormônios femininos. Eles influenciam no condicionamento físico, já que contribuem para o fácil ganho de peso e retenção de líquidos, o que aumenta o percentual de gordura. Já os hormônios masculinos favorecem o ganho de massa muscular, um dos principais responsáveis pela hipertrofia muscular.
Contudo, isso não significa que os hormônios impeçam a construção de massa muscular. É possível deixar os músculos mais aparentes através da diminuição do percentual de gordura corporal e da prática de atividades físicas, para promover o fortalecimento muscular e melhorar a flacidez da pele. Uma pessoa sedentária costuma ter mais de 31% de gordura, porém quando esse índice cai para entre 25% e 30% já é possível considerar que há uma leve definição muscular. A alta definição acontece quando se chega entre 8% e 12%.
Como potencializar os resultados dos treinos
Alimentação saudável e baixa ingestão calórica
Uma das maneiras mais eficazes de queimar gordura é encontrar maneiras de diminuir a ingestão calórica diária. Assim, quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu armazenamento de gordura para obter energia. Ou seja, a gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono. Cortar de 100 a 200 calorias, por exemplo, não será suficiente para provocar fome. Mas, essa economia fará diferença ao longo de meses e anos.
“Um corpo magro não significa que ele seja saudável ou que tenha pouca gordura, o correto é olhar o percentual de gordura. Quem busca a definição, além de treinar, precisa se atentar para adotar uma dieta qualitativa que dê energias suficientes para as atividades e que ajude na regeneração muscular”, complementa a especialista. Portanto, além de reduzir a quantidade dos alimentos, é necessário fazer escolhas mais saudáveis.
Exercícios de alta intensidade
Por fim, outra maneira de aumentar a queima de calorias e alcançar a definição muscular feminina é praticar exercícios de alta intensidade. Dessa forma, seguir um treino variado ajuda a estimular todos os diferentes sistemas de energia. Atividades aeróbicas como corrida, natação, power abs, pular corda, orange zone (OZ), treino HIIT (High Intensity Interval Training) e fit dance também auxiliam a queima de gordura. “Esses exercícios, se feitos após o treino de hipertrofia muscular, potencializam o poder lipotrófico e aceleram o processo de definição muscular”, afirma Mônica.
Além de optar pela alta intensidade, é necessário ter consistência para obter a definição muscular. Assim, quanto mais atividade você pratica, mais calorias você queima, e mais fácil é criar o déficit calórico necessário para perder peso.
Fonte: Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.