Como saber a data provável de nascimento do seu bebê
Se você está grávida, não importa em qual semana da gestação esteja: certamente já se perguntou (ou perguntou ao seu médico) qual será a data de nascimento do seu bebê. Antes de mais nada, é preciso saber a duração média de uma gestação, que varia de 37 a 40 semanas contabilizadas a partir da data da última menstruação.
Provável data de nascimento do bebê
Outra forma de calcular é fazer uma conta básica de matemática. Anote aí:
Some 7 dias à data da última menstruação + 9 meses ao mês da última menstruação. Logo, se a última menstruação foi no dia 9 de julho de 2021, some ao número 7 e conte 9 meses a partir de julho (mês 7). Neste exemplo, o bebê poderá nascer por volta de 16 de abril de 2022.
Este cálculo pode ajudar na estimativa do nascimento, mas não é o melhor indicador. A razão é que cada gravidez é única e o seu bebê pode vir antes das 40 semanas ou depois desse período. Existem gestações, aliás, em que o bebê nasce com 42 semanas de vida sem complicações.
Leia também: Ômega-3 na gravidez: Saiba porque é importante
Converse sempre com seu médico
Comparecer a todas as consultas de pré-natal não serve apenas para acompanhar o desenvolvimento e a saúde do seu bebê. A conversa entre gestante e médico deve ser o momento para tirar dúvidas e compartilhar todos os sintomas e inseguranças, inclusive sobre a data de nascimento do bebê.
Quando o método de parto é definido de acordo com a sua preferência e recomendação médica, pode ser mais fácil prever o dia do nascimento. Em caso de cesárea, por exemplo, o obstetra pode programar a data do parto de acordo com o tamanho, peso e condição do bebê, caso a gestação não tenha nenhum imprevisto; já no parto normal ocorre apenas a dedução do grande dia, pois é respeitado o “tempo da natureza”.
Leia também: Dor na costela na gravidez: Porque acontece e como aliviar
Como acompanhar o crescimento do bebê?
Sobretudo com exames de imagem (ultrassom), em que o médico consegue medir o tamanho do bebê, o sexo, batimentos cardíacos e se há alguma anormalidade que exige algum tipo de intervenção ou tratamento. O exame também consegue indicar a idade gestacional em semanas de acordo com esses parâmetros, pois muitas mamães não descobrem a gravidez imediatamente.
Fonte: Ana Paula Mondragon, médica ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Especialista em Medicina Fetal pelo Centro de Estudos Fetus, em São Paulo. Atende atualmente na Clínica Premium Life, em Santo André (SP).