Dá para engravidar fora do período fértil? Conheça os mitos e verdades
Às vezes, o sexo sem proteção ou um acidente — por exemplo, a camisinha se rompeu — pode tirar o sono de muitas mulheres sobre uma possível gravidez. Principalmente durante o período fértil. No entanto, existe outra dúvida bem comum: será que dá para engravidar fora do período fértil?
Para entender a lógica do ciclo menstrual, eis uma explicação básica. O período fértil começa com a ovulação. Ou seja, são os dias em que a mulher tem mais riscos de engravidar. A princípio, a duração varia entre 4 e 7 dias, mas depende do ciclo e de cada corpo.
Quando o ciclo menstrual é regular, o período fértil costuma ser fixo. Por exemplo, um ciclo de 28 dias terá seu período fértil no 14º dia. Contudo, um ou dois dias de diferença são normais, inclusive em um ciclo regular.
Portanto, nesse caso do ciclo de 28 dias, basta contar 14 dias a partir da data da última menstruação. Desse modo, o período fértil acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias após essa data. Geralmente, o primeiro dia da ovulação é o que oferece probabilidade muito alta para a fecundação. Conforme os dias passam, as chances se reduzem gradualmente. Quando a menstruação está próxima, as oportunidades diminuem cada vez mais.
Veja também: Grávidas podem tomar susto? Entenda quais são os efeitos
Afinal, dá para engravidar fora do período fértil?
Embora seja mais difícil, pode acontecer. Então, se você utiliza o período fértil para prevenir a gravidez, tome cuidado. A famosa tabelinha, método que utiliza a camisinha apenas nos dias férteis, tem altos riscos de ineficácia.
Mesmo conhecendo seu período, há muitas variáveis que podem alterar o período fértil e não vale contar com esse tipo de método contraceptivo. Utilize métodos contraceptivos seguros (como a camisinha e a pílula anticoncepcional) e converse com seu ginecologista para recomendações personalizadas.
Referências: American Pregnancy; NHS UK; e Hopkins Medicine.