Cúrcuma pode ser usada para tratamento de indigestão, aponta estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
14 de Setembro, 2023
Cúrcuma pode ser usada para tratamento de indigestão, aponta estudo

Largamente utilizada na cozinha, a cúrcuma (ou açafrão da terra) vai bem no preparo de carnes, molhos, cozidos em geral e até chás. Mas além de ser usada para conferir gosto aos alimentos, a cúrcuma também pode ser usada para o tratamento de indigestão. A descoberta recente dos pesquisadores da Universidade Chulalongkorn, em Bangkok, foi publicada na revista científica British Medical Journal – BMJ. Saiba mais a seguir!

Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): para que serve, benefícios e como usar a especiaria

Cúrcuma pode ser usada para tratamento de indigestão: Como foi feito o estudo?

O principal ativo da cúrcuma é a curcumina, que vem sendo estudada e utilizada por muitas pessoas por conta de seus possíveis benefícios medicinais. Um dos benefícios explorados pelos pesquisadores de Bangkok foi a ação contra a indigestão alimentar. Ela é provocada mais comumente pela rápida ingestão de alimentos e bebidas, intolerância alimentar ou até mesmo pode indicar sintomas de doenças. 

Assim, para avaliar os resultados da cúrcuma no organismo, os pesquisadores reuniram 151 pessoas com a mesma média de idade, cerca de 50 anos. Ao longo de 28 dias, os participantes foram submetidos a abordagens diferentes de tratamento contra a indigestão.

Um grupo utilizou apenas a cúrcuma, outro grupo utilizou omeprazol e, por fim, outro grupo recebeu uma combinação do condimento e do medicamento. Por fim, durante o experimento, os participantes relataram os sintomas via questionário. 

Cúrcuma vs. Omeprazol: Resultados

Após os 28 dias de tratamento, os voluntários de todos os grupos apresentaram melhoras significativas dos sintomas de indigestão independente do método utilizado. Ou seja, tanto a cúrcuma quanto o omeprazol tiveram a mesma ação no organismo quanto a indigestão e puderam aliviar os sintomas quando utilizados como tratamento. 

“A curcumina e o omeprazol tiveram eficácia comparável para dispepsia. Não houve diferenças significativas entre os três grupos (de participantes) e não ocorreram eventos adversos graves”, concluíram os pesquisadores.

Como incluir a cúrcuma na alimentação?

Embora tenha um sabor característico e um pouco amargo, a cúrcuma pode fazer parte da rotina alimentar facilmente. Veja a seguir sugestões de como consumir o condimento: 

  • Chá de cúrcuma 
  • Shot de cúrcuma e limão 
  • Molhos
  • Tempero para carnes, peixes e frango
  • Legumes cozidos
  • Sucos 
  • Sopas e caldos 

Quanto à quantidade, não há uma indicação específica para o uso do açafrão ou uma quantidade exata de consumo. Especialmente no caso de pessoas saudáveis, sem problemas de saúde ou alergias. Por fim, a cúrcuma pode ser incorporada diariamente na alimentação, em pratos como arroz e frango, por exemplo.

Referência: Revista Científica British Medical Journal – BMJ.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde