Como cuidar dos cabelos durante os exercícios físicos
Quem costuma praticar atividades físicas está acostumado a lidar com o suor. Mas uma coisa que muitos esquecem é cuidar dos cabelos durante o treino, seja na academia ou ao ar livre. Quando nos exercitamos, a tendência é que o suor acumule-se no couro cabeludo. E, ao longo do tempo, isso pode trazer danos capilares e até mesmo prejuízos estéticos.
Dicas para cuidar dos cabelos durante o treino
De acordo com o Hair Stylist de SP, Luigi Moretto, o primeiro passo é prender o cabelo. Os fios soltos aumentam o calor – além de ser perigoso em alguns exercícios. “Mas, não pode tracionar e pressionar demasiadamente o fio. A tração é um dos fatores prejudiciais à saúde capilar, principalmente se o fio fica repuxado com frequência e intensidade”, alerta.
Luigi conta que para treinos ao ar livre, os fios devem ser protegidos com produtos específicos que contenham filtro solar, já que a exposição intensa à radiação solar causa diferentes danos ao cabelo, como ressecamento, perda da cor, opacidade dos fios e maior tendência para embaraçar, dificultando na hora de pentear. Além disso, pode queimar os fios e prejudicar a coloração – caso haja.
Leia também: Dicas para salvar a pele depois dos exercícios físicos
“No pós treino é preciso sempre lavar os cabelos já que a limpeza do couro cabeludo é fundamental, mesmo em atividades que não suam tanto, pois durante a atividade física o couro cabeludo acumula suor — por menos que seja — e pode gerar diversos problemas por dificultar a transpiração capilar”, avisa. O especialista ainda finaliza afirmando que a dica se estende pra quem tem cabelos secos e não têm costume de lavar diariamente já que a falta de lavagem pode agravar quadros de dermatite seborreica, resultar em fraqueza do fio e coceira, além de afetar diretamente a beleza dos fios.
Fonte: Luigi Moretto, Hair Stylist de SP.