Dicas para salvar a pele depois dos exercícios físicos

19 de fevereiro, 2020

O exercício pode criar as condições perfeitas para a proliferação de bactérias causadoras de acne. Mas, seguir algumas dicas simples pode ajudar a salvar a pele e interromper os problemas dermatológicos antes que eles comecem.

É claro que, de muitas maneiras, o exercício físico pode ser muito bom para a pele. Ele é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para as células dérmicas, trazendo nutrientes e oxigênio e retirando resíduos, o que pode ajudar desinflamação. Também pode ajudar a reduzir o estresse.

No entanto, exercitar-se também pode criar as condições perfeitas para a obstrução dos poros e o crescimento de bactérias causadoras de acne, causando surtos mais frequentes.

Assim, para ajudar a salvar a pele e evitar as consequências da atividade física, confira dicas de alguns cuidados simples, mas essenciais.

Remova a maquiagem

Independente do horário que você treina, é recomendada a limpeza do rosto antes de se exercitar para remover a maquiagem. Isso porque, durante o exercício, há um aumento do fluxo sanguíneo na pele, que faz com que os poros se abram. Por isso, a maquiagem pode fazer com que o suor e as bactérias fiquem presos nos poros dilatados. Com o tempo, pode levar a poros obstruídos e acne. Uma toalha removedora de maquiagem sem óleo pode ser usada se a lavagem não for uma opção. Já para quem vai praticar exercícios ao ar livre ou vai se expor ao sol em algum momento, o protetor solar é indispensável.

Prenda o cabelo distante do rosto

Se seu cabelo for comprido, puxe-o para trás e para fora do rosto. Pois, os óleos naturais dos fios e produtos para os cabelos podem ser transferidos para a pele. Isso pode obstruir os poros e estimular o crescimento de fungos.

Leia também: Queda de cabelo por estresse: Como prevenir e combater

Evite tocar o rosto com as mãos

Qualquer bactéria, óleos ou sujeira que você tocou podem ser transferidos para a pele, contribuindo para poros obstruídos e infecções. 

Tome banho logo após malhar

Para salvar a pele tome um banho após o treino para remover qualquer suor, óleo, sujeira e bactérias que possam ter se acumulado. Também é indicado o uso de produtos de limpeza de rosto e corpo que contêm peróxido de benzoíla para limpar a pele com tendência a acne. Contudo, se não for possível tomar banho após o treino, você deve pelo menos lavar o rosto.

Leia também: Quer melhorar a pele? Exclua esses três alimentos da dieta

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.