Cuidados com os lábios no verão: saiba como evitar e tratar ressecamento e fissuras

Beleza Saúde
27 de Dezembro, 2022
Cuidados com os lábios no verão: saiba como evitar e tratar ressecamento e fissuras

Contato com alimentos, bebidas, saliva e maquiagens podem influenciar no aparecimento de ressecamento labial, mas os principais danos provêm de queimadura solar ou por desidratação, fatores comuns no verão. A parte dos lábios que fica exposta é formada por um tecido extremamente sensível, por isso o meio ambiente tem grande influência no aparecimento de ressecamento, rachaduras e fissuras labiais. Continue lendo e saiba quais são os cuidados com os lábios no verão.

Leia também: Câncer de lábios: o que é, causas e formas de se prevenir

Como o verão pode prejudicar os lábios?

De acordo com a dermatologista Dra. Mônica Aribi, tanto o frio quando a exposição solar no calor pode causar queimaduras, mas elas são diferentes. Quanto maior é a área de exposição dos lábios (lábios carnudos), maior a tendência aos lábios ficarem ressecados. Nesse sentido, o sol é um grande agressor.

“A queimadura solar muda a estrutura celular, e com isso, o lábio também começa a ficar mais ressecado, descamativo, com surgimento de fissuras e rachaduras. Um dos cânceres de pele mais comuns na região da face é na região dos lábios e o mais comum deles é o carcinoma espinocelular.  Já o frio causa um tipo de queimadura que é por desidratação. Nos períodos de baixa temperatura, há uma diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região”, afirma a dermatologista Dra. Mônica Aribi, Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga.

Motivos que causam desgastes 

A médica explica que essa região, por ser delicada e fina, também sofre influência de outros fatores.

“Além de usarmos muito movimento da musculatura, a mucosa oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosmético, principalmente batons que nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes alergênicos. Então é um local que devemos, sim, tratar com muito cuidado, com produtos específicos”, acrescenta.

Uma dica importante é evitar passar a língua na região dos lábios, o que provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido e piora ainda mais o ressecamento. “Há aquela sensação imediata de umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local”, afirma.

Dicas de cuidados com os lábios no verão

Segundo a dermatologista, por prevenção, o recomendado é fazer uma hidratação constante e frequente, com formulações ricas em vitaminas e antioxidantes. “Os produtos específicos para hidratação local também podem conter filtros solares para evitar que haja danos pela exposição ao sol”, enfatiza.

Ao perceber desconforto, o hidratante labial deve ser usado de duas a três vezes ao dia, segundo a médica, ou optar pela escolha de batons que sejam de marcas conhecidas com uma rotulagem hipoalergênica, testado dermatologicamente, e produtos de boa procedência.

Dessa forma, quando há ressecamento, a dermatologista ressalta que sempre aconselha aos pacientes a nunca remover as ‘pelinhas’, nem fazer esfoliação na região dos lábios com grânulos agressivos.

“Quando houver persistência do ressecamento, apesar de todos os cuidados recomendados, deve se procurar um dermatologista para avaliação clínica mais especifica para descartar outros diagnósticos diferenciais e buscar formas de tratamento mais assertivas para o caso em questão. No caso das queimaduras por radiação solar, a ajuda médica pode se fazer necessária”, diz a Dra. Mônica.

Leia também: Cuidados com os lábios devem ser diários; veja quais

Por fim, a médica enfatiza que outro composto que devemos ficar de olho é o cigarro.

“Além de poder causar dermatite de contato, ele aumenta a temperatura local e esse é um fator predisponente à formação de células cancerígenas. O cigarro também diminui a irrigação local, provoca degradação do colágeno e dá origem às linhas em código de barra que surgem como rugas ao redor dos lábios”, finaliza.

Fonte: Dra. Mônica Aribi, dermatologista e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga.  

Proteja seus lábios no frio

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show

mulher grávida comendo um pote de iogurte com frutas na cozinha
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Quantas calorias a gestante deve consumir por dia?

Especialista afirma: mais importante do que a quantidade de calorias, é a qualidade da alimentação durante a gestação