Como cuidar da pele do recém-nascido

Gravidez e maternidade Saúde
08 de Novembro, 2022
Como cuidar da pele do recém-nascido

Ao trazer o recém-nascido para casa, não é incomum que pais – principalmente os de primeira viagem – tenham dúvidas sobre como cuidar do pequeno devido às especificidades que ele apresenta, como é o caso em relação a sua pele. Ao ter isso em mente, elaboramos um guia com os principais cuidados que se deve ter com o maior órgão do corpo humano, que é tão delicado e ao mesmo tempo tão importante para a proteção do bebê. A seguir, saiba mais sobre o assunto!  

Cuidados com o primeiro banho do recém-nascido

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro banho do recém-nascido deve ser adiado por pelo menos 24 horas. Se não for possível, é indicado que os responsáveis aguardem ao menos seis horas para garantir mais benefícios ao pequeno, como o contato pele a pele do binômio mãe-bebê e o incentivo ao aleitamento materno.

Depois desse período, o indicado é que os pais priorizem o banho de imersão, já que o recém-nascido tende a perder menos calor dessa forma e, assim, se sente menos desconfortável com esse momento que é completamente novo para ele. Inclusive, a limpeza deve durar de cinco a dez minutos no máximo. A temperatura da água também é importante para tranquilizá-lo: ela deve ficar em torno de 37°C e 37,5°C.

Embora seja comum no Brasil, o recém-nascido não precisa tomar banho todos os dias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o pequeno pode ser banhado de duas a três vezes por semana. No entanto, isso só é possível desde que os pais tenham o cuidado redobrado com a higiene das partes íntimas do bebê.

Os produtos devem ser específicos para bebês

A limpeza do recém-nascido deve ser realizada com produtos específicos para bebês a fim de que as funções da pele infantil sejam conservadas. Assim, o recomendado é que o pequeno use o sabonete com o pH por volta de 5,5, e que não tenha substâncias químicas como sulfatos, parabenos e corantes. Caso contrário, o produto pode vir a causar ressecamento e irritação cutânea.

Aposte nos hidratantes…

A mesma orientação deve ser seguida para escolher o hidratante do recém-nascido, caso o pediatra aconselhe o uso do produto. Ele é um aliado importante contra o ressecamento da pele, pois evita coceiras e auxilia na manutenção da barreira de proteção. Ele pode ser usado tanto diariamente quanto de duas a três vezes por semana – essa periodicidade depende da orientação do especialista.

Mas evite os óleos!

Ainda de acordo com a SBP, os óleos não possuem ação de hidratação tão eficiente quanto os hidratantes em si, principalmente ao serem usados de forma isolada. Então, o que se recomenda é que eles sejam combinados com outros produtos no banho e para fazer massagens relaxantes no recém-nascido.

Cuidados na troca da fralda do recém-nascido

A partir do primeiro mês de vida, não é incomum o bebê apresentar a famosa assadura em decorrência do uso da fralda. No entanto, alguns cuidados ao longo do dia podem ajudar a prevenir essa incidência, como:

  • Trocar a fralda com frequência;
  • Limpar a região de contato suavemente;
  • Expor a pele ao ar livre.

Além disso, é fundamental usar pomadas que ajudam na prevenção de assaduras. Elas devem ser aplicadas a cada troca da fralda e não há necessidade de removê-las completamente caso não tenha a presença de fezes no local.

A cada troca, recomenda-se que os pais utilizem algodão embebido em água ou lenços umedecidos para fazer a limpeza da região. A segunda opção não deve conter substâncias como álcool e é preferível que não apresente fragrância.

Dúvidas frequentes sobre os cuidados com a pele do recém-nascido

Os pais devem usar produtos diferentes para o corpo e cabelo do bebê?

Não! A exigência do couro cabeludo do recém-nascido é a mesma do seu corpo, logo, o mesmo produto pode ser usado desde a cabeça até os pés do pequeno. No entanto, os pais podem usar xampu infantil caso desejem.

 

O recém-nascido pode tomar sol?

Não! Ao contrário do que pode ser pensado, não é indicado que o bebê seja exposto diretamente à luz solar até os seis meses. Assim, nesse intervalo, a SBP e a Academia Americana de Pediatria recomendam que o pequeno fique embaixo de guarda-sóis, use boné e até mesmo roupas de proteção. Depois desse período, o público infantil deve utilizar filtros solares.  

 

Como os pais devem cortar a unha do recém-nascido?  

A unha do recém-nascido deve ser cortada de forma reta, acompanhando o dedo do bebê – para isso, os pais podem pressioná-la e, então, retirar a parte que fica esbranquiçada. Portanto, é importante que os pais não arredondem as laterais porque isso pode encravar a região.

Referências:

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas

check-up ginecológico
Bem-estar Saúde

Check-up ginecológico: quais exames a mulher deve realizar anualmente?

A rotina de exames permite diagnóstico rápido para diversas doenças, ampliando as chances de um tratamento eficaz