Cross kids: o que é, principais benefícios e como é feito

17 de janeiro, 2022

O cross kids consiste em uma modalidade de treinamento funcional específico para crianças e adolescentes. Dessa maneira, é uma ótima maneira de manter os filhos ativos.

A atividade é recomendada para crianças de 6 até 14 anos de idade. Mas vale lembrar que é importante que elas tenham o acompanhamento de um profissional de educação física. Dessa maneira, as crianças pegam o peso ideal e não se esforçam além do limite, evitando lesões.

Assim como no crossfit, os exercícios feitos no cross kids incluem puxar cordas, correr, escalar e pular obstáculos. Além disso, também são utilizados equipamentos como pneus, caixas, pesos e barras. Mas todos os movimentos são adaptados de acordo com a idade, altura e peso de cada criança. 

Benefícios do cross kids

A prática do cross kids pode trazer vários benefícios para os pequenos. Portanto, veja abaixo os principais:

  • É possível explorar o potencial do corpo;
  • Constrói hábitos saudáveis;
  • Queima calorias de forma saudável;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • É divertido;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Contribui para mais equilíbrio e agilidade;
  • Traz sensação de bem-estar;
  • Aumenta a capacidade de concentração.

Exercícios do cross kids

Existem diversos tipos de exercícios que podem ser feitos no crossfit kids. Mas os mais comuns são:

Burpee

O burpee é um dos exercícios mais conhecidos no mundo do crossfit. Assim, este movimento ajuda a aumentar e desenvolver a musculatura, flexibilidade e equilíbrio. 

Para realizá-lo, a criança deve estar agachada com as mãos no chão. Depois, ela impulsiona os pés para trás em posição de prancha, volta para a posição inicial e salta em direção ao teto.

Corda naval

A corda naval é um ótimo exercício para treinar a respiração. Primeiro, a criança deve ficar com os om os joelhos semiflexionados. Em seguida, ela irá segurar as pontas das cordas e mover os braços para cima e para baixo, como se fosse formar várias ondas na corda.

Leia também: Exercícios simples e fáceis para as crianças fazerem em casa

Subir na caixa

Este é um dos exercícios mais comuns – e talvez mais fáceis – do cross kids. Sendo assim, a criança inicia subindo na caixa com o pé direito, enquanto o outro fica no chão. Logo após, ela coloca o pé esquerdo e fica de pé sobre a caixa. O objetivo é repetir o movimento várias vezes, alternando as pernas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.