Couro cabeludo do bebê: dicas e cuidados

Gravidez e maternidade
15 de Maio, 2023
Couro cabeludo do bebê: dicas e cuidados

O couro cabeludo do bebê é uma das áreas mais sensíveis do corpo dos pequenos. Isso porque a pele ainda está em adaptação, tornando a região mais frágil.

De acordo com a Dra. Simone Neri, dermatologista e tricologista, a pele do bebê como um todo é mais fina e delicada, além de apresentar menor coesão entre derme e epiderme do que a de um adulto. 

É, então, composta pelas mesmas camadas, porém a proporção entre a área da superfície corpórea e o peso é de até cinco vezes em comparação a de um adulto. Por isso, apresenta maior sensibilidade a fatores externos, exigindo maior cuidado e proteção. Veja como cuidar!

Leia mais: Gestação mês a mês: entenda as mudanças no bebê e na mãe

Cuidados com o couro cabeludo do bebê

Por se tratar de uma região tão sensível, alguns cuidados são indispensáveis com o couro cabeludo do bebê. Por exemplo, utilizar sabonete ou shampoo neutro da cabeça aos pés do bebê. Além disso, em casos de dermatite, recomenda-se o uso de sabonetes ou shampoos específicos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os shampoos infantis são distintos por terem índice de irritação ocular baixo, além de pH e concentração salina semelhantes aos da lágrima. Assim, deve-se optar por produtos que sejam suaves tanto para pele quanto para os olhos e que não sejam irritantes.

Produtos disponíveis

Segundo o Dr. Pedro Tràva, dermatopediatra, mais do que produtos específicos para o couro cabeludo do bebê, o ideal é usar opções neutras e com menor risco de causar alergias ou inflamações. Já existem produtos para o couro cabeludo do bebê que deixam-o mais limpo, macio e saudável.

Os shampoos e condicionadores Baby Dove, por exemplo, possuem ingredientes suaves, pH neutro e oferecem um cuidado duradouro. Eles repõem a hidratação e os nutrientes essenciais, deixando o couro cabeludo do seu bebê visivelmente saudável. Os produtos são hipoalergênicos e testados por oftalmologistas, dermatologistas e pediatras.

Conheça nossa campanha de mamãe e bebê!

Fontes: Dra. Simone Neri, dermatologista e tricologista e Dr. Pedro Tràva, dermatopediatra.

Referência: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Leia também:

bebê pode comer camarão
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade

Bebê pode comer camarão? Pediatra explica

Crianças podem ser introduzidos a frutos do mar a partir dos 6 meses de idade, segundo a SBP

bebê pode comer carne de porco
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Bebê pode comer carne de porco? Veja quando e como oferecer

Em 2022, o consumo da carne de porco de atingiu 20,5 kg por habitante. Mas será que ela é indicada para todos os públicos?

Mortalidade materna cai
Gravidez e maternidade Saúde

Mortalidade materna cai, mas segue longe da meta da OMS

No Brasil, a maioria das mortes de gestantes e puérperas ocorre por causas evitáveis, como hipertensão e hemorragia.