Páscoa: Saiba os prós e contras do consumo de chocolate

Alimentação Bem-estar Saúde
05 de Abril, 2023
Páscoa: Saiba os prós e contras do consumo de chocolate

Os ovos de Páscoa já estão nas prateleiras dos supermercados e é natural que nesta época o consumo de chocolate seja maior tanto para os adultos quanto para as crianças. Mas, será que faz mal comer esse doce tão saboroso? O problema, segundo especialistas, está nos excessos e no tipo de chocolate consumido. A seguir, conheça os prós e contras do consumo de chocolate.

Veja também: Brigadeiro proteico é sobremesa fácil e saudável para a Páscoa

Prós e contras do consumo de chocolate

O que muita gente não sabe é que o chocolate está cheio de compostos que fazem bem à saúde, no entanto, é importante ficar atento ao rótulo do produto para saber o que você consome. A amêndoa do cacau, por exemplo, é rica em flavonoides que têm função antioxidante e neutralizam os radicais livres, protegendo contra inflamações e outras doenças. Eles também têm efeito vasodilatador e, por isso, ajudam a reduzir a pressão arterial, além de combaterem a agregação de plaquetas, protegendo contra doenças cardiovasculares. O cacau também possui triptofano, que estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina, que induz sensações de prazer.

Mas, embora esses compostos benéficos possam chegar a 10% do peso seco do grão, eles também conferem um sabor amargo – então, é comum que seu teor seja bem reduzido com as técnicas de processamento industrial.

Açúcar e gorduras

O problema é que os chocolates que são normalmente consumidos não levam só cacau, mas também açúcar e gorduras, esses sim dois componentes associados ao ganho de peso – que, por sua vez, são fatores de risco para várias doenças.

“O problema não está no ingrediente, está na dose”, diz a nutricionista Paula Victória Félix, doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.  Ela explica que há formas de degustar o chocolate sem prejudicar a saúde – nem a cintura.

Se as crianças ganharem muitos ovos, o ideal é guardar alguns e ir consumindo ao longo das semanas ou meses. O Brasil é um dos países que mais ‘chocólatras’: cada brasileiro consome cerca de três quilos de cacau por ano. Somos o sétimo maior produtor mundial (o primeiro é a Costa do Marfim), e a maior produção está concentrada na Bahia e no Pará.

Em volume de vendas, o Brasil ocupa o 5º lugar, sendo que o setor de chocolates produziu quase 700 mil toneladas só em 2021, um crescimento de 35,9% em relação a 2020, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Mais cacau, menos açúcar

Em primeiro lugar, opte pelo produto com maior teor de cacau possível, que contém menos açúcar. Depois, limite-se a 3 ou 4 quadradinhos no máximo, por dia, ou uma porção de 25g (algo em torno de 130 calorias). Assim, você pode tirar proveito desse alimento delicioso e curtir a Páscoa sem culpa.

Além disso, a quantidade de cacau nos diversos produtos e marcas de chocolate varia demais. Por isso, muitos estudos sobre os efeitos desse alimento na saúde são inconclusivos. “É difícil fazer comparações e, assim, recomendar uma dose benéfica para prevenir doenças”, diz a nutricionista.

Fonte: Agência Einstein

 

 

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado