Conheça as consequências da má postura durante a juventude
A dor nas costas é uma das reclamações mais frequentes por quem não costuma sentar corretamente. Além disso, essa queixa se tornou cada vez mais comum entre os adolescentes. Dessa forma, é importante, desde cedo, saber a importância de manter a coluna alinhada, evitando assim as consequências da má postura no futuro.
O estilo de vida durante a juventude influencia muito como o seu corpo irá se comportar pelo resto da vida. Assim, manter uma má postura desde jovem facilita as dores na coluna e também faz com que o indivíduo conviva com o incômodo da dor por mais tempo, já que este é o momento de desenvolvimento do sistema muscoesquelético.
Portanto, os desvios de postura são sérios e podem causar:
- Lordose: condição onde a lombar é curvada para dentro. A região é mais acentuada para frente do que o normal;
- Cifose: mais conhecida como “corcunda”, a condição causa anormalidade na coluna. Pode causar dor e também deixar a coluna do paciente desfigurada.
Em alguns casos, o surgimento da escoliose, curvatura anormal da coluna, na qual um dos lados do tronco é torto, também é relatado. Essa doença não tem cura e pode requerer o uso de coletes ortopédicos.
Dessa forma, hábitos como sentar incorretamente durante as aulas, uso incorreto de mochila escolar, sedentarismo, obesidade e até mesmo a escolha errada de calçados precisam ser revistos.
Consequências da má postura: como prevenir?
A solução parece simples, mas manter a postura correta durante o dia pode ser mais difícil do que se parece. A má postura se torna um tipo de vício. Assim, usar alguns truques para lembrar de alongar e corrigir a posição é útil. Além disso, confira mais dicas:
- Não carregar mais do que 10% do peso corporal na mochila;
- Se atentar à forma em que se está sentado na cama, mexendo no celular, computador ou enquanto anda;
- Ter acessórios e itens que ajudam a melhorar a ergonomia, por exemplo, cadeiras de escritório ergonômicas.
- Praticar atividades físicas regulares. Os exercícios ajudam a corrigir a postura, prevenir a obesidade e fortalecer a musculatura.
A postura sentada ideal é quando a coluna fica apoiada em um “suporte”, como parede ou cadeira, então, as pernas ficam mais elevadas que o quadril e o pescoço permanece reto.
Referências: Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade de São Paulo.