Como a Vitat me ajudou a ter calma em momentos difíceis
Dormir bem é um dos aspectos mais importantes para a qualidade de vida. Sem ele, o corpo fica suscetível a problemas associados ao humor, estresse e até mesmo hipertensão e diabetes. Foi a insônia, aliada a um quadro de ansiedade, que motivou a microempresária Aline Seguezzi, de 39 anos, a procurar ferramentas que a ajudassem a lidar com a situação, sem precisar recorrer ao uso de remédios. Foi assim que ela conheceu a plataforma de saúde e bem-estar da Vitat.
“Estou sempre bem ativa no aplicativo, sempre fazendo alguma coisinha, algum programa. Eu tenho insônia e, na verdade, o programa ajuda bastante, todos eles são ótimos!”, conta Aline. Os programas da Vitat envolvem uma sequência de conteúdos diários que ajudam a manter o foco e fortalecer a jornada de saúde — seja para melhorar a alimentação, praticar mais atividades físicas ou balancear o corpo e a mente.
No caso de Aline, a qualidade do sono e o equilíbrio mental eram pilares que precisavam ser melhorados e, nessa jornada, o autoconhecimento é indispensável.
“Na parte dos conteúdos, eu entro todos os dias, principalmente sobre os conteúdos de sono. Como eu sofro de insônia, para mim é bem importante, eu gosto de aprender um pouco mais. Ter aprendido sobre a higiene do sono foi muito importante, é algo que eu percebi que realmente faz a diferença na nossa vida”, relata.
A meditação como aliada para acalmar a mente e o corpo
Muito além de fechar os olhos e ficar em silêncio, a meditação guiada oferecida no aplicativo da Vitat consiste em uma série de técnicas que contribuem para alcançar a plenitude mental e emocional. A partir dela, Aline conseguiu encontrar calma em momentos difíceis.
O mais memorável aconteceu durante uma viagem ao Paraguai, ao famoso shopping Monalisa, quando percebeu que estava prestes a ter uma crise de ansiedade — o que não é incomum diante de situações novas, locais lotados e cheios de pessoas. Mas Aline agiu rápido, comunicou o marido, seu acompanhante de viagem, e correu até o banheiro.
“No aplicativo da Vitat, tenho uma parte de meditação, e a primeira que eu achei, eu fiz. Foi o que me trouxe calma, porque tem uns exercícios de respiração e tudo mais. Então, para mim, foi magnífico! Depois, eu consegui a paz e a segurança que eu precisava naquele momento para continuar o passeio”, conta Aline.
Olhando para trás, ela relembra outros momentos em que os programas de meditação da Vitat estavam lá para ajudá-la.
“Já passei por outras situações, até em horário de trabalho, em que eu percebi que a ansiedade estava um pouco complicada. Então, toda vez que eu noto que para mim está um pouco mais difícil, eu entro no aplicativo, na parte de meditação, e faço uma meditação curta de cinco, dez minutos. Para mim, ajuda muito”, relata.
A chave é reflexão e determinação
Após momentos difíceis, rever o modo de levar a vida pode ajudar a tomar decisões importantes — em especial aqueles que impactam a saúde. No caso de Aline, contribuiu para que ela olhasse para a vida de forma mais branda.
“Eu passei a me alimentar melhor, comer mais frutas, comer um pouco mais de salada, de verdura. Você começa a rever um monte de coisas. Para mim, é muito importante hoje, principalmente, no quesito saúde mental. Eu não quero viver de novo o que eu vivi”, explica.
Aline continua lidando com a ansiedade e a insônia sem precisar do uso de remédios e, para ela, isso é uma grande vitória.