Como prevenir o glaucoma, doença que pode causar cegueira

Saúde
25 de Maio, 2023
Como prevenir o glaucoma, doença que pode causar cegueira

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à perda gradual e irreversível da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da maior causa de cegueira irreversível no mundo. A informação é preocupante: afinal, somente no Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham a doença, enquanto que apenas metade delas sabe que é portadora. Nesse sentido, como é possível prevenir o glaucoma?

Veja também: Como proteger os olhos durante a atividade física

Condição começa de forma silenciosa

Para entender os desafios do diagnóstico, é importante saber como o glaucoma afeta os olhos. O quadro lesiona o nervo óptico, levando à perda da visão periférica (as laterais do campo visual), o que torna mais difícil a sua percepção precoce.

Na maioria das vezes, a lesão atinge ambos os olhos. Contudo, o processo é lento e pode demorar anos, até que surjam os primeiros sintomas. Em 90% dos casos, não possui uma causa aparente.

“É como se o paciente estivesse olhando por meio de um tubo fino, em que só enxerga o que está à sua frente”, explica Luiz Alberto Melo, médico oftalmologista especialista em glaucoma do H.Olhos – Rede Vision One.

Portanto, a detecção precoce é essencial para evitar a progressão da doença e preservar a visão. Infelizmente, muitas pessoas só descobrem que têm a doença quando já estão em estágio avançado, o que torna o tratamento mais difícil e menos eficaz.

Como prevenir o glaucoma

Agora que você já sabe como a doença pode prejudicar a qualidade de vida, é importante visitar o oftalmologista com frequência. Sempre ouvimos sobre como devemos cuidar da saúde e realizar exames regulares, mas nos esquecemos de que os olhos precisam fazer parte desse check-up.

Embora a prevenção não seja uma forma garantida de ficar livre de uma doença como o glaucoma, é possível descobrir a condição nos estágios iniciais. Além desse cuidado básico, é importante:

Conhecer os fatores de risco: histórico de glaucoma na família, miopia, hipermetropia, diabetes e idade avançada favorecem o desenvolvimento da enfermidade. Portanto, precisa ainda de mais atenção médica.

Cuidar da pressão ocular: a pressão intraocular alta é a característica mais importante para o progresso do glaucoma. Siga as recomendações do seu médico para controlar a pressão ocular, o que pode incluir o uso de medicamentos, tratamentos com laser ou cirurgias.

Fazer exercícios regularmente: a atividade física regular ajuda a melhorar a circulação sanguínea, que também beneficia a saúde dos olhos. Converse com seu médico sobre o tipo e a intensidade de exercícios mais adequados para você.

Proteger os olhos: por fim, use óculos de proteção ao praticar esportes ou atividades que possam causar traumatismos nos olhos.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração