Como limpar o berço do bebê corretamente para evitar alergias
O berço da criança precisa ser um espaço aconchegante, seguro e bem cuidado! Por isso, saber como limpar o berço do bebê corretamente é necessário para manter a higiene e garantir que a saúde do pequeno não corra riscos.
De acordo com Georgette Beatriz de Paula, pediatra e endocrinopediatra do grupo Sabin Medicina Diagnóstica, quando se trata dos pequenos, é preciso levar em conta todos os detalhes e, principalmente, evitar qualquer produto que exponha a saúde das crianças, afinal, eles são muito sensíveis.
Pós e resíduos que ficam nos berços podem gerar crises alérgicas, mas também é preciso tomar cuidado com os produtos escolhidos. “O mais importante é agir de forma preventiva. Por isso, orientamos evitar produtos abrasivos ou alvejantes com cheiro muito forte. Uma opção é usar um pano úmido com água e detergente neutro ou de coco. Não precisa encharcar o tecido. Bastam algumas gotas para a higienização do móvel”, conta a pediatra.
Leia também: Método BLW: Como aplicá-lo na introdução alimentar dos bebês
Como limpar as partes de madeira do berço?
Paula recomenda evitar o uso do álcool em berços de madeira, já que a substância pode manchar o móvel. O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana com um pano úmido, além de aspirar a poeira, o colchão e os cantinhos do espaço.
Evite usar muita água nos móveis de madeira, pois se encharcado, o material pode gerar fungos e mofo.
Limpeza do colchão
De acordo com a pediatra, essa etapa é muito importante no cuidado com os bebês e não deve ser pulada! “Papais e mamães devem ficar muito atentos à qualidade do tecido, observar se há, por exemplo, restos de comida nos cantinhos e, se precisar, usar cotonetes para retirar a sujeira acumulada”, conta.
Além disso, a médica ainda explica que é fundamental trocar o kit berço ou as roupas de cama sempre que possível. Para manter o bem-estar das crianças no cantinho do sono, é ideal trocar lençóis, protetores, capas de almofadas e o que tiver contato com a pele no mínimo uma vez por semana.
Evite os produtos muito perfumados para lavar as roupas de cama do bebê. Como essas peças ficam em contato direto com a criança, o melhor é optar por produtos hipoalergênicos.
Como limpar o berço do bebê: dicas gerais
Paula ressalta que os bebês precisam de vigilância integral. Por isso, é essencial manter o ambiente arejado e sempre limpo. A médica indica organizar um cronograma de limpeza, para que, assim, os pais não percam o foco ou se esqueçam de realizar a higiene. Outra dica valiosa recomendada pela pediatra é evitar o uso de travesseiros, almofadas e protetores de berço para recém-nascidos, evitando o risco de sufocamentos.
“Orientamos também estar atento aos locais onde há acúmulo de poeira; observar se há mofo em roupas e peças de cama — e se encontrar, vale lançar mão de uma solução simples para limpá-los: uma combinação caseira de vinagre, água e bicarbonato”, alerta.
Fonte: Georgette Beatriz de Paula, pediatra e endocrinopediatra do grupo Sabin Medicina Diagnóstica.