Quando trocar os lençóis e as roupas de cama?

Bem-estar Casa
04 de Março, 2022
Quando trocar os lençóis e as roupas de cama?

As roupas de cama são frequentemente esquecidas na hora das trocas e das lavagens. Contudo, garantir que elas estejam limpas e higienizadas é o melhor para a saúde. Você sabe qual é a frequência ideal para trocar os lençóis e as outras roupas de cama? Afinal, as fronhas e as capas de travesseiro também acumulam bactérias. E mesmo que o tecido esteja sem manchas, ele pode ficar sujo.

Suor, óleos corporais, resíduos de saliva, sujeiras gerais, fluidos sexuais, urina e até material fecal acabam ficando em parte dos lençóis. E quando as roupas não são lavadas frequentemente, fazer a limpeza completa fica ainda mais difícil.

Qual a frequência ideal para trocar os lençóis e as roupas de cama?

O ideal é fazer a troca pelo menos uma vez na semana. Contudo, para quem tem o hábito de lavar com mais frequência, isso não se torna um problema. Para garantir que a limpeza seja feita, não coloque roupas demais na máquina. Neste caso, prefira incluir apenas um conjunto — e nada de lavar as toalhas junto, viu?

Leia também: Saiba como limpar os utensílios de madeira da sua cozinha

A água quente, entre 40 e 60ºC, ajuda a lavar melhor a roupa de cama. Assim, os ácaros não sobrevivem. Vale também prestar atenção nas recomendações da fabricante. Se a peça não puder ser lavada com água quente, siga as instruções para não estragar a roupa.

Outra dica é sacudir as peças antes de colocá-las para lavar, removendo a camada mais fraca e superficial de bactérias e micro-organismos. Passar as peças e usar o ferro quente também ajuda a manter a limpeza em dia, afinal, o calor extermina qualquer outra impureza.

Mantendo o quarto limpo, a higiene da cama também melhora consideravelmente! Deixe a área bem ventilada, não acumule poeira nos móveis e tapetes e também desinfete os pisos. Por fim, evite subir na cama com o pé sujo.

Dica útil: A falta de higiene e limpeza da roupa de cama pode agravar reações alérgicas.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor