Como limpar brinquedos de banho
Para entreter os pequenos no banho, itens especiais são parte fundamental para manter a atenção e paciência. Eles estão em constante contato com a água, mas precisam de uma limpeza reforçada, pois podem acumular bactérias e micro-organismos se acumularem água ou ficarem em contato com a umidade. Afinal, você sabe como limpar brinquedos de banho?
Em 2018, um estudo feito pelo Instituto Eawag de Pesquisa, da Suíça, sobre a água mostrou que brinquedos como os comuns patos de borracha podem ser nocivos. Isso ocorre porque quando são expostos à muita água suja e com resquícios de produtos, podem criar fungos e germes patogênicos, como legionella.
Leia também: Como limpar os móveis do bebê: dicas e frequência da higiene
Como limpar brinquedos de banho
A primeira dica é não deixar qualquer acúmulo de água ou sujeira dentro desses brinquedos. Além de gerar fungos e bactérias, isso também pode se tornar um foco do mosquito-da-dengue. Para limpar os brinquedos, três ingredientes simples vão ser eficazes:
- Água morna ou quente;
- Detergente neutro;
- Vinagre branco.
Uma opção é encher um balde ou bacia com a água quente. Então, acrescente duas xícaras de vinagre e uma colher de sopa de detergente. Deixe que os brinquedos fiquem na mistura por uma hora. Caso tenha brinquedo que esguiche ou possua entrada de ar, encha por dentro. Depois, enxágue até que não restem resíduos.
Mais uma solução é fervê-los em água quente. Isso elimina os germes, mas é preciso verificar as recomendações de cada fabricante, pois dependendo do material, o brinquedo pode até derreter.
Esses brinquedos podem acabar indo para a boca das crianças, por isso, é indicado evitar o uso de produtos abrasivos como água sanitária, alvejantes e qualquer outro forte de limpeza. Por fim, não os deixe em cima da banheira, pia ou boxes. Assim, guarde os brinquedos em lugares secos, sem umidade e, de preferência, com luz solar.
Se os brinquedos apresentarem mofo ou bolor, a opção mais segura é jogá-los fora.