Como lidar com conflitos quando se é uma pessoa sensível

Bem-estar Equilíbrio
10 de Fevereiro, 2020
Como lidar com conflitos quando se é uma pessoa sensível

Ao longo da vida lidamos com situações difíceis, desde uma convivência turbulenta em um ambiente de trabalho aos relacionamentos. Mas, se você é uma pessoa sensível, lidar com conflitos pode ser ainda pior. 

No entanto, nada está perdido. Existem algumas maneiras simples e eficazes de lidar com conflitos quando se sabe que suas emoções e sensibilidade podem ser elevadas. Veja dicas:

A arte de concordar

A ideia de concordar com as pessoas em algumas situações pode ser difícil. Porém, muitas vezes esse é o melhor caminho. Sendo assim, tente se colocar no lugar do outro. Pergunte a si mesmo porque estão agindo dessa maneira, e mesmo que não estejam agindo racionalmente ao seu redor, você pode tentar entender porque eles podem estar se sentindo assim. 

Leia também: Saúde mental no trabalho: Como abordar o assunto

Expresse seus sentimentos

Expressar a forma como você está se sentindo e o que precisa pode ser desafiador e desagradável. Antes de falar, reserve um momento para reconhecer o que está passando. Reconhecer como se sente é o primeiro passo para registrar suas emoções, o que leva a se expressar de maneira eficaz e confiante. 

Identifique seus objetivos

Em todas as situações existe um objetivo desejado. Portanto, esclareça seu objetivo antes de dizer algo. Pense no que espera ganhar com essa situação, e considere o resultado ao planejar o que deseja dizer.

Leia também: Quando ser egoísta pode ser uma coisa positiva?

Prepare-se antes

Estar preparado antes de uma apresentação, uma entrevista de emprego ou de lidar com conflitos é importante para manter a calma. Mostre à pessoa com quem está falando que também tem sentimentos. Assim, lembre-se que quanto mais você se prepara, mais confiante se sentirá. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!