Como lidar com conflitos quando se é uma pessoa sensível
Ao longo da vida lidamos com situações difíceis, desde uma convivência turbulenta em um ambiente de trabalho aos relacionamentos. Mas, se você é uma pessoa sensível, lidar com conflitos pode ser ainda pior.
No entanto, nada está perdido. Existem algumas maneiras simples e eficazes de lidar com conflitos quando se sabe que suas emoções e sensibilidade podem ser elevadas. Veja dicas:
A arte de concordar
A ideia de concordar com as pessoas em algumas situações pode ser difícil. Porém, muitas vezes esse é o melhor caminho. Sendo assim, tente se colocar no lugar do outro. Pergunte a si mesmo porque estão agindo dessa maneira, e mesmo que não estejam agindo racionalmente ao seu redor, você pode tentar entender porque eles podem estar se sentindo assim.
Leia também: Saúde mental no trabalho: Como abordar o assunto
Expresse seus sentimentos
Expressar a forma como você está se sentindo e o que precisa pode ser desafiador e desagradável. Antes de falar, reserve um momento para reconhecer o que está passando. Reconhecer como se sente é o primeiro passo para registrar suas emoções, o que leva a se expressar de maneira eficaz e confiante.
Identifique seus objetivos
Em todas as situações existe um objetivo desejado. Portanto, esclareça seu objetivo antes de dizer algo. Pense no que espera ganhar com essa situação, e considere o resultado ao planejar o que deseja dizer.
Leia também: Quando ser egoísta pode ser uma coisa positiva?
Prepare-se antes
Estar preparado antes de uma apresentação, uma entrevista de emprego ou de lidar com conflitos é importante para manter a calma. Mostre à pessoa com quem está falando que também tem sentimentos. Assim, lembre-se que quanto mais você se prepara, mais confiante se sentirá.