Em constante contato com a boca das crianças, as mamadeiras também precisam de uma higiene reforçada, além da limpeza diária. Por isso, saber como esterilizar mamadeira corretamente ajuda a evitar as bactérias, garantindo um crescimento saudável para os bebês. O item possui algumas partes que devem ser devidamente higienizadas.
Antes de tudo, lembre sempre de lavar as mãos com sabonete antibacteriano antes de pegar qualquer objeto que tenha sido esterilizado. Caso não tenha esse cuidado, o item pode ficar contaminado novamente.
Leia também: Como limpar brinquedos de banho
Se a mamadeira for nova, é ideal que ela passe por esse processo antes do primeiro uso. O meio mais comum de higienizar o item é sempre fervê-lo em água. Então, quando a água ferver, deixe a mamadeira por mais 10 minutos. Em seguida e com cuidado para não se queimar, tire da panela e deixe secando sobre uma superfície também esterilizada.
O processo de esterilização também pode ser feito no micro-ondas. Para isso, basta usar um recipiente hermético ou esterilizador de micro-ondas. Então, coloque a mamadeira no pote e cubra com água. Em seguida, veja a recomendação do fabricante ou leve ao eletrodoméstico por 10 minutos em potência máxima. Finalize deixando o objeto secar naturalmente.
Um outro meio é usar um esterilizador elétrico. Ele usa o vapor quente de água para higienizar a mamadeira e é preciso seguir as indicações do fabricante. Todo esse processo dura cerca de 10 minutos. Um ponto positivo desse método é que ele prejudica menos a mamadeira, mantendo a vida útil mais longa.
A sugestão da frequência da esterilização é de uma vez por dia até o bebê completar um ano de vida. Assim, se o objeto entrar em contato com superfícies sujas, deve ser esterilizado novamente. Não deixe a mamadeira por menos de 5 minutos em água fervente e também não a lave na lava-louças.
Por fim, não seque nenhum objeto do bebê com panos, pois os mesmos abrigam diversos micro-organismos e germes que podem ser passados para as crianças.