Como escolher o melhor tênis para começar a correr
Ao entrar no mundo da corrida, é comum se interessar por todos os assuntos relacionados à modalidade. Os tênis são um dos temas favoritos dos corredores. As marcas esportivas capricham no quesito tecnologia, com recursos que prometem baixar a velocidade de quem corre sem perder o conforto. Basta buscar na internet para ver dezenas de modelos com o seguinte propósito: oferecer uma experiência única de corrida. Com tantas novidades atraentes, como escolher o melhor tênis para começar a correr?
Embora a dúvida sobre a alternativa mais viável seja frequente entre todos os níveis de corredores, os iniciantes costumam ficar mais inseguros sobre o primeiro par. Então, se você está nessa fase e quer eleger o tênis perfeito, confira as dicas a seguir!
Veja também: Afinal, corrida causa artrite? O que a ciência diz a respeito
Como escolher o melhor tênis para começar na corrida
Tênis bom não precisa ser caro
A pesquisa é a primeira coisa a se fazer, seja na internet ou nas lojas físicas. Tanto o ambiente físico quanto o virtual têm campanhas com foco nos tênis mais caros de uma marca. Experimente ir a uma loja e falar com o vendedor sobre indicações de produtos para começar a correr.
Provavelmente ele irá lhe oferecer o tênis com o valor mais alto, sem considerar suas necessidades básicas. Caso isso aconteça, fique alerta e peça para ver modelos com o melhor custo-benefício, estabelecendo uma faixa de preço, se for possível.
Claro, você pode comprar o lançamento da parte mais alta da pirâmide, e se ele foi feito para seu momento na corrida, será uma escolha boa. Mas saiba que os calçados em destaque não precisam ser as únicas opções.
Pesquise opiniões de corredores e veja reviews de canais especializados
Hoje, o que não faltam são canais de criadores de conteúdo que falam sobre corrida e acessórios. Veja alguns que dão dicas de como escolher o melhor tênis para iniciar sua jornada:
- Tênis Certo.
- Programa Fôlego.
- Corrida no Ar.
- Programa Kilometragem.
- Bora Correr, Galera.
- Canal Corredores.
Além da opinião de quem respira a corrida, é importante ficar de olho no que os consumidores pensam sobre o produto. Dessa forma, observe os comentários nas redes sociais e veja as avaliações no site das marcas que pretende comprar. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será a escolha.
Mais uma dica que agiliza o processo de decisão: veja a ficha técnica dos produtos que tem a intenção de comprar. Hoje, a maioria das marcas possui comparativos on-line e informações como peso do produto, proposta, nível de amortecimento, materiais usados, entre outras.
Como escolher o melhor tênis: experimentando!
As compras on-line realmente facilitam nossas vidas e economizam tempo. No entanto, quando se trata de calçado, a recomendação é experimentá-lo antes. “Eu tenho muitos alunos que compram tênis em lojas virtuais para aproveitar promoções. Mas, na maioria das vezes, escolhe a numeração errada, ou o produto não atendeu às expectativas. Por isso, eu sempre falo para testar o calçado antes a fim de evitar esse tipo de transtorno”, orienta Rodolpho Garcia, profissional de educação física e treinador de corrida.
Para Garcia, um bom tênis de corrida precisa ser:
- Confortável, que dê a sensação de não estar usando nada nos pés.
- Com bom amortecimento, sobretudo para quem está começando a correr.
- Respirável, com tecido que permita a transpiração dos pés, sem esquentá-los demais.
- Seguro, com boa aderência a qualquer tipo de piso (asfalto, esteira, solo molhado, paralelepípedo etc).
- Ter uma numeração maior que a de calçados casuais, para não apertar os dedos e pés.
- De uma marca confiável, que ofereça garantia de troca, caso seja necessária.
Conheça seu perfil de corredor
Atletas profissionais ou amadores experientes geralmente utilizam tênis mais sofisticados, como aqueles com placa de carbono e com solado (drop) baixo. Todavia, esses modelos não são para todos os corredores.
“Precisamos levar em conta algumas características: por exemplo, se a pessoa tem sobrepeso, o tipo de pisada, o quanto se corre, histórico de lesões e até a forma como se corre são fatores que impactam na seleção do melhor calçado”, diz Rodolpho.
Na avaliação do especialista, quem está ingressando na modalidade deve optar por tênis com mais amortecimento, a fim de poupar o corpo do impacto da corrida. “Quando começamos a correr, é comum termos dores musculares em algumas partes do corpo. Mas, se o tênis proporcionar um bom amortecimento, a sobrecarga será menor, com menos risco de causar lesões”, opina.
Entretanto, o professor reforça que o calçado também depende da escolha pessoal. “Há corredores com sobrepeso que não gostam muito de tênis mais macios. Por essa razão, precisamos avaliar se o modelo condiz com essa preferência, se há chances de agravar uma lesão, pois o objetivo é facilitar a vida do praticante”.
Por fim, um fator que muitas pessoas se esquecem é a finalidade do tênis em si. Primeiro, você precisa de um tênis para começar a correr. Então, ele deve ser versátil para lhe acompanhar em treinos variados (velocidade, de aumento de quilometragem e regenerativos, por exemplo). Então, além do seu biotipo, verifique se o item atende esses requisitos.