Como cuidar da pele do rosto em cada fase da vida
Ao longo de cada década, a nossa pele sofre os efeitos do envelhecimento e como consequência, é possível notar aspectos indesejáveis como flacidez, rugas e linhas de expressão. Contudo, para manter uma aparência mais saudável e bonita, é preciso adotar hábitos constantes, independente da idade. A seguir, confira como cuidar da pele do rosto em cada fase da vida.
Veja também: Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável
Dicas para cuidar da pele do rosto em cada fase da vida
Aos 20 anos
De acordo com a dermatologista Fayruss Costa, aos 20 anos de idade, a pele tem viço, brilho e sustentação, pois está cheia de colágeno. Dessa forma, torna-se necessário lidar apenas com características específicas de cada derme como, por exemplo, a acne, evitando sequelas e cicatrizes futuras.
“Outra característica interessante dessa fase é que torna-se necessário o uso de filtro solar e estabelecer uma rotina de skincare”, complementa.
Aos 30 anos
Nessa etapa, a pele começa a sentir os primeiros impactos do envelhecimento, como a perda de elasticidade e hidratação natural. Com isso, as primeiras rugas e linhas de expressão começam a aparecer, sendo necessário iniciar uma rotina de skincare com produtos mais específicos. “Aos 30, é interessante introduzir o uso de cremes anti-idade, esfoliantes suaves para auxiliar na renovação celular e séruns com vitamina C, além dos cuidados com a saúde corporal, como, beber bastante água e se alimentar bem”, explica Fayruss.
Outras dicas para cuidar da pele do rosto
Aos 40 anos
De acordo com a dermatologista, a desaceleração da produção de colágeno começa aos 25 anos e, sendo assim, aos 40, a pele já perdeu uma quantidade considerável dessa proteína. “Então, é necessário, além do uso obrigatório do filtro solar, utilizar renovadores celulares, como, ácidos, antioxidantes e estimuladores de colágeno, para que auxiliem a pele nesse processo, proporcionando mais qualidade e firmeza”, ressalta. Contudo, antes de incluir novos elementos à sua rotina de skin care, consulte um dermatologista.
A partir do 50 anos
A partir dessa idade, a pele começa a sofrer com mais intensidade os impactos das alterações hormonais que começaram aos 40. Processos naturais como a menopausa podem fazer com que a derme fique mais frágil e flácida. Então, para amenizar essas consequências, recomenda-se os renovadores celulares como, por exemplo, ácido retinóico, ácido glicólico, vitamina C e antioxidantes. “Também é recomendado intensificar o uso de estimuladores de colágeno e a hidratação, pois a pele irá se tornar bem mais fina e ressecada”, acrescenta a médica.
Por fim, um dos cuidados mais abordados atualmente é o uso de filtro solar, que é, na verdade, o mais importante de todos para manter a saúde da pele. “Se você puder priorizar alguma coisa para manter a saúde da pele, é o filtro solar, em todas as idades. Portanto, não deixe de utilizá-lo”, finaliza Costa.
Fontes: Dra. Fayruss Costa, médica dermatologista.