Como armazenar insulina e medicamentos injetáveis na geladeira?
Diversos medicamentos precisam de um ambiente refrigerado para que fiquem conservados. Então, a geladeira é a melhor opção para quem não tem um frigobar em casa. Contudo, mesmo na geladeira é preciso saber como armazenar insulina, usada para o tratamento da diabetes, e outros medicamentos injetáveis corretamente para evitar qualquer dano aos remédios.
Como armazenar insulina
Há diferenças na forma de guardar uma insulina lacrada e aberta. Se ela estiver lacrada, é preciso mantê-la na em temperaturas entre 2 a 8 graus celsius na geladeira. As insulinas que estão sendo utilizadas podem ficar na geladeira ou em temperatura ambiente. Por orientação da Fiocruz, a medicação deve ser conservada em temperaturas até 25ºC. Assim, deve ficar em local fresco, longe da luz e de mudanças de temperatura.
Leia também: Como descartar medicamentos corretamente
Então, você deve estar se perguntando qual é o melhor local do eletrodoméstico para manter o medicamento. A insulina pode ficar nas prateleiras do meio para baixo. Caso ela fique na primeira prateleira, próxima ao freezer, pode acabar congelando e perdendo seu efeito.
Além disso, também é indicado manter o medicamento na embalagem original. Evite deixá-los na porta da geladeira, pois essa parte do eletrodoméstico tem muitas mudanças de temperatura. É interessante anotar quando se iniciou o uso da insulina para controlar a data de validade.
Após aberta, a insulina deve ser usada de 4 a 8 semanas. Contudo, a data de validade pode variar de acordo com o fabricante, por isso, é necessário se atentar à validade. Insulina lacrada e armazenada corretamente pode ficar até 24 semanas na geladeira. Lembre-se de não usar a insulina vencida.
Leia também: Medicamentos para doenças reumáticas diminuem a resposta das vacinas de Covid-19
Já as canetas recarregáveis precisam ficar fora da geladeira, pois a baixa temperatura pode danificar o mecanismo da injeção. A caneta descartável pode ir à geladeira.
Como armazenar outros injetáveis
Partindo para além da insulina, a Fiocruz indica armazenar os injetáveis separados dos outros medicamentos. As recomendações não mudam muito, da mesma forma que a insulina, eles precisam ficar em local que não tenha a luz do sol, estejam armazenados na geladeira enquanto não são abertos e nem devem ficar próximos ao freezer e nem nas portas da geladeira.
Por fim, o transporte dos injetáveis deve ser em uma caixa como as de isopor, que protegem do calor excessivo e também da luz do sol. Além disso, pode ser necessário usar uma bolsa térmica para mantê-los refrigerados, caso a viagem seja longa ou o clima esteja muito quente.