O que comer – e o que não comer – quando se está doente

Alimentação Bem-estar
14 de Abril, 2020
O que comer – e o que não comer – quando se está doente

É uma dúvida muito comum: o que devo comer e o que não devo comer quando estou doente? Não existe regra. Mas, a princípio, quando doente, o ideal é comer alimentos que ajudem a aliviar os sintomas da enfermidade e que também acelerem a recuperação. Confira algumas opções:

O que comer – e o que não comer – doente

Boas fontes de carboidratos e fibras

Quando doente, alimentos ricos em carboidratos complexos e grande quantidade de fibras são grandes aliados. Ou seja, a razão para isso é que eles rendem energia prolongada para o corpo, que pode estar sofrendo de fadiga por estar com a imunidade prejudicada. Além disso, promovem a sensação de saciedade e o melhor funcionamento intestinal, prevenindo ou combatendo a constipação, que pode ser um efeito colateral de algumas doenças.

Por isso, alguns alimentos que devemos comer quando doentes são: 

Alimentos ricos em proteína

As proteínas são também essenciais – não apenas quando estamos doentes, mas sempre. Uma dieta adequadamente abundante em proteínas ajuda a manter a imunidade fortalecida. Portanto, diminui as chances de ficarmos doentes, além de garantir a manutenção da força e resistência dos ossos e dos músculos. Opções:

O que não comer quando doente

De modo geral, quando estamos doentes, alguns alimentos devem ser evitados, a fim de que nos recuperemos mais rápido e mais facilmente.

Assim, alimentos com grande quantidade de açúcar não são indicados, nem mesmo os doces “zero açúcar”. Ou seja, geralmente repletos de adoçantes artificiais, não são a melhor escolha nesse momento, pois podem provocar desconforto abdominal e descontrole do intestino. Além disso, alguns alimentos podem causar inchaço e a sensação de “estufamento”, especialmente quando a imunidade está baixa e, por isso, também não são recomendados.

Por fim, vale riscar da lista os processados, ultra processados e demais industrializados que, em sua maioria, são pobres em nutrientes como vitaminas e minerais. Logo, se está doente, evite:

Leia também: Pequenos hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra