Ingerir produto químico tóxico vira trend no TikTok
Recentemente, alguns vídeos publicados na plataforma TikTok preocuparam as autoridades espanholas. Neles, os internautas defendem que comer bórax (misturando a substância no café ou no suco) pode curar doenças.
Diante da gravidade das recomendações, a Polícia Nacional da Espanha emitiu um alerta sobre o assunto. O bórax (borato de sódio) é um composto muito usado na indústria para a produção de produtos de limpeza e higiene, uma vez que possui propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas.
Contudo, a dica divulgada na rede social pode trazer consequências graves para a saúde, que incluem náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, queda da pressão arterial, convulsões, dor no estômago, erupções cutâneas e insuficiência renal. No caso de inalação excessiva do bórax, há chances de irritação no nariz, na garganta e nos pulmões. Dessa maneira, especialistas e órgãos de saúde não indicam, em hipótese alguma, ingerir a substância.
Leia também: Paracetamol, em excesso, pode causar falência no fígado
Comer bórax: cuidados
Não é a primeira vez que o bórax desperta a atenção de especialistas e órgãos de saúde. Há pouco tempo, o ingrediente foi muito comentado porque algumas pessoas estavam utilizando o mesmo para fazer slime em casa – uma espécie de “meleca” de modelar que virou febre entre as crianças (confira o alerta da Anvisa na época).
O problema é que o manuseio do composto também apresenta perigos para a saúde, especialmente para os pequenos, como dermatite e vermelhidão. Por isso, em caso de contato, inalação ou ingestão de bórax, algumas medidas imediatas precisam ser tomadas:
- Inalação: manter repouso e ficar em um local bem ventilado. Em casos mais graves, procurar ajuda médica;
- Contato com a pele: enxaguar e depois lavar abundantemente o local com água e sabão;
- Contato com os olhos: enxaguar abundantemente com água (retirar as lentes de contato se estiver usando e for fácil) e depois buscar ajuda médica;
- Ingestão: enxaguar a boca, não induzir o vômito, não beber algum líquido (água ou leite) e procurar o pronto-socorro mais próximo.
Você também pode entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da sua região para entender melhor o que fazer.
Referência: Ficha Internacional de Segurança Química, Borato de Sódio, Organização Internacional do Trabalho (OIT), da OMS.