Comer antes de dormir engorda?

Bem-estar Sono
07 de Outubro, 2019
Comer antes de dormir engorda?

Muitas pessoas se preocupam com a afirmação de que comer antes de dormir engorda.

Uma sugestão comum é não comer depois das 20h, mas os conselhos sobre alimentação à noite podem estar equivocados.

Na realidade, o que você come é muito mais importante do que quando você come.

Comer antes de dormir e o ritmo circadiano

A ideia de que comer antes de dormir faz você ganhar peso deriva de estudos que sugerem que o corpo pode usar calorias consumidas de maneira diferente após uma determinada hora do dia.

Alguns pesquisadores levantam a hipótese de que comer à noite vai contra o ritmo circadiano, que é o ciclo de 24 horas que indica ao corpo quando dormir, comer e acordar.

De acordo com o seu ritmo circadiano, a noite é para descansar, não para comer.

Mas, essa afirmação não tem embasamento científico e, inclusive, já foi derrubada por diferentes pesquisar. Por exemplo, um estudo em mais de 1600 crianças comandado pela Faculdade de Ciências da Vida e Medicina da King’s College, em Londres, na Inglaterra, não encontrou nenhuma ligação entre jantar depois das 20h e excesso de peso. Neste estudo, quem come tarde não parece consumir mais calorias totais.

No geral, quando sua ingestão calórica total se enquadra nas suas necessidades diárias, o ganho de peso não ocorre apenas como resultado de uma refeição noturna.

Refeições tardias tendem a ser mais volumosas?

Uma explicação para a associação entre comer à noite e ganho de peso é a tendência para quem come mais tarde ingerir mais calorias no geral.

Assim, ingerir mais calorias do que você precisa levará ao ganho de peso.

Pesquisadores do Departamento de Neurologia da Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, analisaram a relação entre o horário das refeições e a ingestão calórica total de 59 pessoas. Notavelmente, os indivíduos que comeram mais perto da hora de dormir ingeriram mais calorias do que aqueles que fizeram sua última refeição mais cedo.

Outro estudo  do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais em Phoenix, Estados Unidos, constatou que as pessoas que comiam entre 23h e às 5 horas da manhã consumiam cerca de 500 calorias a mais por dia do que aqueles que limitavam sua ingestão a horas diurnas. Com o tempo, o consumidor médio noturno ganhou mais 4,5 quilos. 

Assim, comer à noite pode levar ao ganho de peso apenas se você ingerir um excesso de calorias.

Comer antes de dormir pode afetar as escolhas alimentares

Não apenas os que comem tarde tendem a comer mais, como também fazem escolhas alimentares mais pobres.

À noite, é mais provável que você escolha alimentos não saudáveis, densos em calorias e com pouco valor nutricional, como salgadinhos, refrigerantes e sorvetes.

Existem muitas razões possíveis para isso. Por um lado, os que comem tarde da noite podem não ter acesso fácil a alimentos saudáveis.

Comer emocional é outro fator que leva a escolhas alimentares mais pobres à noite. É importante discernir entre a verdadeira fome e a alimentação devido ao estresse, ansiedade, tédio ou tristeza.

O que comer antes de dormir 

O truque para um jantar ou lanche saudável tarde da noite é escolher um alimento que promova saciedade, mas que seja leve o suficiente para evitar um excesso de ingestão de calorias – o que pode levar a um ganho de peso indesejado. 

Como o metabolismo durante o sono é mais lento, é importante apostar em pratos de fácil digestão e com pouca gordura, sal e açúcar, que não sobrecarregam o organismo, e que sejam fonte de ômega-3 e/ou gorduras boas. Veja algumas opções: 

  • Homus com vegetais crus
  • Salmão com salada
  • Salada verde com frutas vermelhas
  • Abacate recheado com sardinha

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.

homem com esquizofrenia na frente de uma janela, coberta por uma cortina, abraçando o corpo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia: o que é, tipos, sintomas, tratamento e se tem cura

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico caracterizado por delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação.