Como começar uma rotina fitness para treinar sempre

26 de fevereiro, 2020

A motivação vai e vem. Porém, para colocar o exercício no dia a dia de uma vez por todas, é preciso criar um hábito em vez de confiar apenas na motivação. A distinção é que a motivação muda com o tempo, mas para ter uma rotina fitness, transformá-la em um hábito nunca o decepcionará. Pois, são os hábitos que ajudam a avançar mesmo quando você tem pouca motivação.

Com isso, chegar a um ponto em que malhar é tão irracional quanto pentear o cabelo é possível. O segredo é a repetição, além de tempo. Isso porque o cérebro cria conexões neuronais quando você faz algo e, a cada repetição, as conexões ficam mais fortes e a ação exige menos esforço.

O truque, é claro, é dar o primeiro passo. Além disso, essa dicas devem ajudá-lo a sair de sua crise de condicionamento físico e a se sentir bem com uma rotina fitness. 

Perca a culpa – agora

Seu primeiro movimento de criação de hábitos: perdoe-se por uma falha. Há evidências que sugerem que, se pudermos ser gentis e compassivos conosco quando cometemos deslizes, é mais provável que voltemos à rotina fitness mais rapidamente. Assim, apenas siga em frente e volte ao trabalho. Diga a si mesmo que, para mudar sua vida, você precisa mudar. Portanto, hoje é o dia de começar, porque nunca haverá o momento perfeito.

Construa uma recompensa

A combinação de uma ação e uma recompensa (uma mordida de chocolate após o treino, talvez) ajuda o exercício a se tornar um hábito. Com isso, é possível celebrar ainda mais sua sessão de ioga com um episódio de uma série logo em seguida. 

Incline os resultados a seu favor

A parte mais difícil é passar de sedentário para ativo. Por isso, se você não se exercita há semanas (ou mais), defina uma meta com 90% de certeza de que pode alcançar. Depois, você pode ajustar seu objetivo usual. Tente reduzindo a frequência (exercitar-se uma vez em vez de três vezes nesta semana), intensidade (faça uma caminhada e não uma corrida) ou comprimento (uma volta no quarteirão em vez de cinco). Quando continuamos falhando em algo, é a resposta natural e humana para parar de tentar. Mas, quando tivermos sucesso, queremos continuar fazendo isso. Portanto, diminua as apostas e você poderá se surpreender.

Encontre sua tribo

Amigos de treino realmente funcionam quando o assunto é motivação. Estudos mostram que ter um colega de academia aumenta significativamente o tempo gasto no exercício. Isso pode ser porque estamos conectados para nos importar com o que as outras pessoas pensam de nós e não queremos decepcionar amigos com os quais nos comprometemos.

Gerencie-se

Crie um plano para atingir esse objetivo. Vá por partes: verifique o clima da manhã e depois escolha suas roupas de ginástica. Determine quanto tempo levará para se vestir e defina o alarme para ter tempo. Decida se vai tomar café antes ou depois do exercício. Não deixe nada ao acaso – e você se preparará para o sucesso.

Leia também: Como medir o progresso nos exercícios sem usar a balança

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.