Coceira nas pernas ao correr: o que pode ser?

15 de junho, 2022

Ao correr, algumas pessoas podem sentir coceira nas pernas, o que pode causar muito incômodo. Basta iniciar a corrida e pronto, as pernas começam a coçar e ficar avermelhadas. Mas você sabe por que isso acontece?

Antes de mais nada, a coceira nas pernas ao correr pode ocorrer por diversos motivos. Por isso, separamos os principais, confira:

Coceira nas pernas ao correr: vasodilatação

Uma das principais causas da coceira nas pernas é a vasodilatação, que ocorre quando os vasos sanguíneos se dilatam e há um aumento da quantidade de sangue na região. Consequentemente, as penas começam a coçar.

Assim, a vasodilatação também pode provocar vermelhidão na pele, por conta do controle térmico da pele. Mas a boa notícia é que não há com o que se preocupar, pois isso é normal. 

Leia também: Hiperidrose: Como lidar com o suor excessivo

Urticária colinérgica

A  urticária colinérgica é, basicamente, alergia ao suor. Dessa maneira, a condição é desencadeada quando a temperatura corporal fica muito elevada, especialmente durante os exercícios físicos. 

“A alergia ao suor é algo comum e pode ocorrer em qualquer momento. Alguns dos fatores que desencadeiam a irritação ou a coceira são mudanças no pH da pele (o que pode expor certos locais do corpo à ação de bactérias), bem como dificuldade na evaporação completa da transpiração”, explica a dermatologista Priscila Câmara de Camargo, da Clínica Camargo.

Dermatite de contato

A dermatite de contato também é chamada de eczema de contato, uma condição inflamatória na pele, que surge a partir do contato com substâncias capazes de provocar irritação ou alergia.

Assim, alguns corredores podem estar sujeitos a sentir coceira nas pernas durante a corrida por conta da dermatite de contato.

Apesar de o problema não estar diretamente relacionado à realização de atividades físicas, correr, por exemplo, pode contribuir para a dermatite de contato. Seja pelo produto usado para lavar as roupas ou pelo tecido.

Fonte: Priscila Câmara de Camargo, da Clínica Camargo.

Referência: Marcio Atalla.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.